BrasilNotícias

Caso Mari Ferrer: de “estupro de vulnerável” a sentença inédita de “estupro culposo”

Desde maio de 2019, o Brasil acompanha o caso da modelo e influenciadora Mariana Ferrer, 23, que abriu um processo na justiça contra o empresário paulista André de Camargo Aranha, a quem acusa de estupro. O crime aconteceu em dezembro de 2018, no Café de La Musique, um famoso beach club em Florianópolis, Santa Catarina. 

O processo, que corre desde julho de 2019, chegou ao fim no último mês de setembro, quando Camargo foi inocentado pela Justiça de Santa Catarina. De acordo com a defesa, o réu teria cometido um “estupro culposo”, quando supostamente não há a intenção de estuprar, alegando que ele não sabia de uma possível vulnerabilidade de Mariana e que acreditava estar praticando um ato sexual consentido pela mesma. O juiz aceitou a argumentação e, como não há pena para um crime que simplesmente não existe, o acusado foi absolvido.

Durante todo o julgamento, muito se falou nas redes sociais sobre as humilhações sofridas por Mariana durante o processo, quando até mesmo fotos da vítima chegaram a ser utilizadas numa estratégia para deslegitimar suas acusações e desqualificar o comportamento da mulher vítima de violência. 

Nesta terça-feira, 03, o The Intercept Brasil publicou uma reportagem sobre o caso e um vídeo da audiência, no qual o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho humilha Mariana. O advogado mostra fotos da modelo, dizendo que ela posou em “posições ginecológicas”. Fala também que ela aparece “chupando dedinho”. 

https://www.youtube.com/watch?v=X–JAQShBBw

Em outro momento, Cláudio chega a dizer que “Graças a Deus” não tem uma filha do mesmo “nível” que Mariana e complementa: “E também peço a Deus que meu filho não encontre uma mulher que nem você”, continua ele. “A verdade é essa, não é? É o seu ganha pão a desgraça dos outros. Manipular essa história de virgem…”. 

Mariana chegou a questionar o juiz sobre o interrogatório feito, mas não obteve uma resposta a altura. “Excelentíssimo, eu tô implorando por respeito, nem os acusados são tratados do jeito que estou sendo tratada, pelo amor de Deus, gente. O que é que é isso?”. Mesmo assim, no vídeo, Rudson Marcos, juiz da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, é visto fazendo apenas uma intervenção no vídeo divulgado pelo The Intercept Brasil. Ele afirma que irá pausar a sessão para que a influenciadora possa tomar uma água e “se recompor”. Além disso, ele pede para que o advogado “mantenha um bom nível”, ainda assim, não foi o suficiente para seguir os parâmetros de uma boa justiça”.

Repercussão

Durante o dia, uma onda de protestos tomou conta das redes sociais. Temas relacionados ao caso entraram nos trending topics do Twitter Brasil, movimentando os perfis de anônimos e famosos que se posicionaram a favor da influenciadora. 

De acordo com informações divulgadas pela VEJA, Henrique Ávila, integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acionou a corregedoria nacional de Justiça para que abra uma reclamação disciplinar contra o juiz Rudson Marcos pelo seu comportamento e atuação no julgamento em questão.

Além disso, segundo o Mídia Ninja, o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho será oficiado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina para que “preste os esclarecimentos preliminares” sobre o julgamento. 

Através de suas redes sociais, Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou a audiência, classificando as cenas como “estarrecedoras” e ressaltou que a Justiça não deve ser instrumento de “tortura e humilhação”. 

Deixamos registrado aqui também o posicionamento da equipe do mercadizar.com/, 90% formada por mulheres. O caso de Mariana Ferrer nos relembrou que não existe lugar seguro e nem justiça por nós, mulheres. Num sistema fundado em leis feitas por homens e para homens, nós não temos vez. 

O Brasil registra um estupro a cada oito minutos. Casos como este são mais comuns do que imaginamos. Eles se escondem nas delegacias, nos tribunais, são silenciados e abafados. Quando denunciamos, encaramos a deslegitimação, os questionamentos “mas o que ela estava vestindo?”, “o que ela fez?”, como se a violência fosse um castigo, uma punição. A todo momento somos caladas, interrompidas e questionadas. A pergunta que fica é: até quando? 

Fontes: The Intercept Brasil e VEJA

Mais recentes

NotíciasSociedade

Espaços culturais de Manaus têm funcionamento alterado no feriado do Dia do Trabalhador

Teatro Amazonas abre com horário reduzido, enquanto a maioria dos espaços fecha na sexta-feira (1º)
Eventos

Vino & Pasta leva experiência italiana ao público em Manaus

Evento no Shopping Ponta Negra reúne massas, vinhos e ambientação temática até domingo (3)
ArteComunicação

68º Prêmio Jabuti recebe inscrições até 19 de maio

Principal premiação literária do país terá nova categoria voltada a criadores digitais
Eventos

Alvorada do Garantido toma as ruas de Parintins nesta quinta-feira (30)

Cortejo tradicional reúne torcedores e leva a Batucada e toadas pelas ruas da cidade até o amanhecer de 1º de maio
NotíciasSociedade

Espaços culturais de Manaus têm funcionamento alterado no feriado do Dia do Trabalhador

Teatro Amazonas abre com horário reduzido, enquanto a maioria dos espaços fecha na sexta-feira (1º)
Eventos

Vino & Pasta leva experiência italiana ao público em Manaus

Evento no Shopping Ponta Negra reúne massas, vinhos e ambientação temática até domingo (3)
ArteComunicação

68º Prêmio Jabuti recebe inscrições até 19 de maio

Principal premiação literária do país terá nova categoria voltada a criadores digitais
Eventos

Alvorada do Garantido toma as ruas de Parintins nesta quinta-feira (30)

Cortejo tradicional reúne torcedores e leva a Batucada e toadas pelas ruas da cidade até o amanhecer de 1º de maio

Relacionadas

BrasilComunicação

Canal Futura prorroga inscrições para a 17ª edição do Doc Futura

Edital seleciona documentário sobre obesidade infantojuvenil, com exibição no Canal Futura e no Globoplay
BrasilComunicação

Fenapro e Sinapros divulgam levantamento nacional sobre remuneração em agências de publicidade

Estudo aponta média salarial de R$ 4,3 mil, avanço do modelo remoto e crescimento de benefícios como estratégia de retenção de talentos no setor
NotíciasSociedade

Espaços culturais de Manaus têm funcionamento alterado no feriado do Dia do Trabalhador

Teatro Amazonas abre com horário reduzido, enquanto a maioria dos espaços fecha na sexta-feira (1º)
Acessar o conteúdo