Filmes, séries e TV

CINE RO 2026 abre programação presencial com sete curtas

Primeira sessão da Mostra Principal acontece nesta sexta-feira (18), às 19h30, no Centro Cultural Sesc Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho

O 4º CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia inicia sua programação presencial nesta sexta-feira, 18 de setembro de 2026, às 19h30, no Centro Cultural Sesc Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho. A noite de abertura apresenta sete curtas-metragens da Mostra Principal, com produções do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Espírito Santo.

Imagem: Reprodução

A sessão reúne animação, ficção, videoarte, ficção científica, ação, drama, suspense e narrativas distópicas. Ao longo de aproximadamente 96 minutos, o público acompanhará filmes que abordam relações familiares, violência, trabalho, tecnologia, representação coletiva e os limites entre realidade e imaginação.

A seleção da noite evidencia a diversidade temática e estética do curta-metragem brasileiro contemporâneo. São obras que utilizam diferentes linguagens para observar conflitos individuais e coletivos, revelando como questões sociais, afetivas e políticas podem ser transformadas em experiências cinematográficas.

Conheça os filmes

Hacker Leonilia

Direção: Gustavo Fontele Dourado
Origem: Distrito Federal
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Em um futuro atravessado pela tecnologia, uma hacker idosa e bordadeira precisa lidar com seus próprios conflitos e utilizar suas habilidades para escapar de uma realidade virtual. Inspirada na vida da avó do diretor, Leonilia Ferreira, a animação combina ficção científica, memória e afeto.

Teste Grátis

Direção: Rafaela Lerbach
Origem: Rio de Janeiro
Duração: 18 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Mel guarda dinheiro para assistir ao pôr do sol, mas, após a cobrança de diferentes taxas e impostos, consegue pagar apenas pelo ticket bronze. A ficção constrói uma realidade distópica na qual até mesmo contemplar a natureza se transforma em produto.

Convocação Geral da Categoria

Direção: Bruna Pessoa – Tempo Aberto
Origem: Ceará
Duração: 6 minutos e 43 segundos
Classificação indicativa: 10 anos

A videoarte parte de uma reunião realizada em abril de 2024 entre professores e representantes sindicais. O encontro, marcado pelo caos e pela violência física, conduz uma reflexão sobre as divergências, os conflitos e o esgotamento das relações entre trabalhadores e suas instâncias representativas.

Fora de Serviço

Direção: Gui Souza
Origem: Paraná
Duração: 7 minutos e 11 segundos
Classificação indicativa: livre

Durante mais uma noite de insônia, Eduardo é atormentado por uma voz misteriosa. Quando o elevador do prédio entra em manutenção, ele precisa descer 15 andares pelas escadas. No caminho, encontra Lissa repetidas vezes e mergulha progressivamente em uma realidade distorcida.

Assalto

Direção: PH Martins
Origem: Espírito Santo
Duração: 16 minutos e 14 segundos
Classificação indicativa: 12 anos

No interior do Espírito Santo, os irmãos Maria Alice e Jorge planejam assaltar a casa de Jacinto, mas são surpreendidos pelos policiais Patrícia e Betão. Ao descobrirem a quantidade de dinheiro existente na residência, assaltantes e policiais precisam negociar uma saída para o impasse.

Presépio

Direção: Felipe Bibian
Origem: Rio de Janeiro
Duração: 17 minutos e 59 segundos
Classificação indicativa: 10 anos

Durante uma reunião de Natal, Dejair tenta convencer sua família do absurdo de presentear uma criança com uma arma. A partir de um conflito familiar, o filme provoca uma reflexão sobre violência, masculinidade, responsabilidade e os valores transmitidos entre gerações.

Ocorrência

Direção: Daniela Diniz e Laura Diniz
Origem: Distrito Federal
Duração: 14 minutos e 52 segundos
Classificação indicativa: 12 anos

Uma mãe solteira e seu jovem filho tentam escapar da sombra opressora de um relacionamento tóxico. Após passarem a noite preparando as malas, os dois veem a possibilidade de liberdade ameaçada pela chegada inesperada do agressor e ficam confinados dentro da casa.

Quarta edição

A quarta edição do CINE RO recebeu 526 inscrições de diferentes regiões do país. Ao todo, 33 curtas-metragens foram selecionados para as sessões presenciais e outros 15 filmes integrarão a programação virtual.

Além da Mostra Principal, o festival apresenta a Mostra Curumim, dedicada ao público infantil, e a Mostra Mucura, voltada ao cinema de terror, horror e suspense. A programação presencial em Porto Velho segue até domingo, 20 de setembro, com entrada gratuita.

Entre os dias 21 de setembro e 5 de outubro, parte da programação poderá ser acompanhada gratuitamente pela plataforma Itaú Cultural Play – IC Play.

O CINE RO é uma produção da Zenital Produções, com patrocínio da Fundação Itaú e parceria da Itaú Cultural Play – IC Play, Rondônia ao Vivo, Paradiso Multiplica, Centro Cultural Sesc Gladstone Nogueira Frota e Sesc Fecomércio.

Serviço

O quê: Abertura do 4º CINE RO – Mostra Principal

Quando: 18 de setembro de 2026, às 19h30

Onde: Centro Cultural Sesc Gladstone Nogueira Frota

Endereço: Avenida Campos Sales, nº 2666, Centro – Porto Velho

Duração: Aproximadamente 96 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada: Gratuita

Programação: Disponível em www.festcinero.com e no Instagram @festcinero.

Mais recentes

Amazônia

Feira do Pirarucu comercializa cinco toneladas em Manaus

Evento será realizado neste sábado (19), na sede da FAS, com diferentes cortes de pirarucu a preços acessíveis
ArteEventos

Cia. Panorando leva ‘As Cores da América Latina’ a Recife e Portugal

Espetáculo amazonense está em cartaz na capital pernambucana e chega a Portugal em 24 de setembro, após 104 apresentações no Brasil
EventosMeio Ambiente

MUSA reúne arte, ciência e teatro em programação especial

Atividades em setembro e outubro incluem oficina de arte botânica, trilha noturna pela floresta e espetáculo infantil
EntretenimentoMúsica

‘ASCENSÃO’: Jr. Diaz lança seu primeiro álbum

Com nove faixas, artista paraense mistura rap, R&B, funk, trap e afrobeat com referências da música do Pará para abordar identidade, desejo, resistência e afetividade
Filmes, séries e TV

CINE RO 2026 abre programação presencial com sete curtas

Primeira sessão da Mostra Principal acontece nesta sexta-feira (18), às 19h30, no Centro Cultural Sesc Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho
Amazônia

Feira do Pirarucu comercializa cinco toneladas em Manaus

Evento será realizado neste sábado (19), na sede da FAS, com diferentes cortes de pirarucu a preços acessíveis
ArteEventos

Cia. Panorando leva ‘As Cores da América Latina’ a Recife e Portugal

Espetáculo amazonense está em cartaz na capital pernambucana e chega a Portugal em 24 de setembro, após 104 apresentações no Brasil
EventosMeio Ambiente

MUSA reúne arte, ciência e teatro em programação especial

Atividades em setembro e outubro incluem oficina de arte botânica, trilha noturna pela floresta e espetáculo infantil

Relacionadas

Filmes, séries e TVNotícias

HBF+Brazil abre inscrições para apoiar 11 novos longas brasileiros

Parceria do Hubert Bals Fund com Projeto Paradiso, RioFilme e Spcine, com apoio da Embratur, destinará 10 mil euros a cada projeto selecionado
ArteFilmes, séries e TV

Curta de Rondônia ganha espaço no Kinoforum

‘Kika Não Foi Convidada’, de Juraci Júnior, aborda racismo, acolhimento e desigualdade a partir de uma história vivida na infância do diretor
EntretenimentoEventosFilmes, séries e TV

‘Feito Pipa’, escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2027, abre Festival Olhar do Norte em Manaus

Premiado em Berlim e Gramado, longa de Allan Deberton será exibido no dia 23 de setembro, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita
Acessar o conteúdo