Artistas, grupos, companhias e coletivos de teatro têm até esta quinta-feira (3) para se inscrever no 20º Festival de Teatro da Amazônia (FTA 2026), realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), através do formulário eletrônico disponibilizado. A programação acontece de 27 de setembro a 11 de outubro, em Manaus, e prevê a seleção de até 30 espetáculos, além de oficinas e concurso de dramaturgia, com participação de produções do Amazonas, da Amazônia Legal e de outros estados brasileiros.

O edital contempla três mostras com diferentes critérios de seleção: Jurupari, Chico Cardoso e Ednelza Sahdo. Também estão abertas inscrições para oficinas e para o Concurso de Dramaturgia.
Mostra Jurupari
Destinada a companhias, coletivos e grupos do Amazonas, a Mostra Jurupari terá caráter competitivo e receberá apenas espetáculos inéditos. A seleção poderá contemplar até 14 produções, divididas entre as categorias adulta, com até oito vagas, e das infâncias, com até seis.
Mostra Chico Cardoso
Já a Mostra Chico Cardoso será não competitiva e poderá selecionar até seis espetáculos produzidos nos estados que integram a Amazônia Legal: Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Mostra Ednelza Sahdo
A Mostra Ednelza Sahdo será dedicada a produções de diferentes estados brasileiros, mas não terá inscrições nesta edição. Ao contrário das demais categorias, os espetáculos da mostra serão definidos por curadoria permanente e pela coordenação do festival e conforme a disponibilidade orçamentária.
As inscrições também contemplam propostas de oficinas, que integram a programação como espaços de formação, troca de conhecimentos e encontro entre profissionais do teatro. O edital inclui ainda um Concurso de Dramaturgia.
A edição 2026 é realizada pela Federação de Teatro do Amazonas e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vale e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e da WEG.
Para mais informações, acesse o edital: EDITAL 20º FTA 2026 – Oficial.pdf – Google Drive
