ArteEventos

Espetáculo ‘Tom na Fazenda’ chega a Manaus com apresentações gratuitas durante mostra de teatro

Montagem premiada no Brasil e no exterior abre a 2ª Mostra de Teatro Águas de Manaus e terá duas sessões gratuitas nos dias 11 e 13 de agosto

O espetáculo “Tom na Fazenda” será apresentado em Manaus nos dias 11 e 13 de agosto, durante a programação da 2ª Mostra de Teatro Águas de Manaus (MTAM). A primeira sessão acontece no Teatro Amazonas, às 20h, abrindo oficialmente o festival, e a segunda será realizada no Teatro ICBEU, também às 20h. Com quase 600 apresentações realizadas no Brasil e no exterior, a montagem acumula importantes premiações nacionais e internacionais.

Imagem: Victor Novaes

Espetáculo já passou por diferentes países

Dirigida por Rodrigo Portella e protagonizada por Armando Babaioff, a peça está em cartaz desde 2017 e passou por países como Canadá, França, Reino Unido, Suíça e Bélgica. O espetáculo conquistou prêmios como Shell, APCA, Cesgranrio, APTR e o Prix de la Critique, concedido pela Associação de Críticos de Teatro de Québec.

Baseada na obra Tom à la Ferme, do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, a trama acompanha Tom, um publicitário que viaja até a fazenda da família do companheiro para participar do funeral. Ao chegar, descobre que a mãe do falecido desconhecia a existência do relacionamento, dando início a uma narrativa marcada por segredos, tensão e manipulação em meio ao luto. Em 2013, a história ganhou as telas de cinema com um filme dirigido pelo premiado cineasta canadense Xavier Dolan.

Imagem: Victor Pollak

Ao abordar temas como homofobia, violência, intolerância religiosa e relações familiares, o espetáculo propõe reflexões sobre preconceito, identidade e os impactos do silêncio e da negação. “É uma peça que emociona, provoca e evidencia a força do teatro como ferramenta de transformação social. Escolhê-la para abrir a 2ª Mostra de Teatro Águas de Manaus é um convite para que o público viva uma experiência artística intensa e reflita sobre temas urgentes e profundamente humanos”, afirma o diretor cultural do Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), Oliver Tibeau.

Além da apresentação de abertura no Teatro Amazonas, “Tom na Fazenda” volta aos palcos manauaras no dia 13 de agosto, das 20h às 22h, no Teatro ICBEU, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, nº 1.286, no Centro de Manaus. A entrada é gratuita, mediante distribuição de 408 senhas por ordem de chegada, a partir das 19h.

“Para a Águas de Manaus, é muito importante participar do dia a dia da população também por meio de atividades culturais. A primeira edição da Mostra foi um sucesso que reafirmou o quanto os manauaras valorizam essas iniciativas. Nesta segunda edição, é uma honra abrir a programação no Teatro Amazonas, um espaço recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural da Unesco e que carrega um significado especial para a cidade”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto de Freitas.

Imagem: Victor Pollak

Ações formativas

A programação da 2ª Mostra de Teatro Águas de Manaus também contará com duas atividades formativas gratuitas no dia 12 de agosto, no Teatro ICBEU, voltadas para estudantes, artistas, produtores culturais e demais interessados nas artes cênicas.

As atividades serão realizadas em dois horários, das 18h às 20h e das 20h às 22h, e incluem um bate-papo com a equipe de produção de “Tom na Fazenda” e uma oficina sobre audiodescrição poética e acessibilidade cultural, promovida pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

Segundo a organização, as ações têm como objetivo qualificar profissionais da cultura, estimular a troca de experiências entre artistas e aproximar o público dos bastidores da produção teatral.

Imagem: Victor Novaes

Sobre a Mostra

A Mostra de Teatro Águas de Manaus é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT). O evento tem apresentação da Águas de Manaus, apoio institucional da Benevolência e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), além do suporte cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam). A programação completa e a grade horária detalhada estão disponíveis em www.mtam.art.

Mais recentes

Filmes, séries e TV

CINE RO 2026 abre programação presencial com sete curtas

Primeira sessão da Mostra Principal acontece nesta sexta-feira (18), às 19h30, no Centro Cultural Sesc Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho
Amazônia

Feira do Pirarucu comercializa cinco toneladas em Manaus

Evento será realizado neste sábado (19), na sede da FAS, com diferentes cortes de pirarucu a preços acessíveis
ArteEventos

Cia. Panorando leva ‘As Cores da América Latina’ a Recife e Portugal

Espetáculo amazonense está em cartaz na capital pernambucana e chega a Portugal em 24 de setembro, após 104 apresentações no Brasil
EventosMeio Ambiente

MUSA reúne arte, ciência e teatro em programação especial

Atividades em setembro e outubro incluem oficina de arte botânica, trilha noturna pela floresta e espetáculo infantil
Filmes, séries e TV

CINE RO 2026 abre programação presencial com sete curtas

Primeira sessão da Mostra Principal acontece nesta sexta-feira (18), às 19h30, no Centro Cultural Sesc Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho
Amazônia

Feira do Pirarucu comercializa cinco toneladas em Manaus

Evento será realizado neste sábado (19), na sede da FAS, com diferentes cortes de pirarucu a preços acessíveis
ArteEventos

Cia. Panorando leva ‘As Cores da América Latina’ a Recife e Portugal

Espetáculo amazonense está em cartaz na capital pernambucana e chega a Portugal em 24 de setembro, após 104 apresentações no Brasil
EventosMeio Ambiente

MUSA reúne arte, ciência e teatro em programação especial

Atividades em setembro e outubro incluem oficina de arte botânica, trilha noturna pela floresta e espetáculo infantil

Relacionadas

EventosMúsica

Festival Amazonas de Corais reúne grupos em Manaus

11ª edição do FAMCOR terá apresentações, oficinas e abertura especial no Teatro Amazonas entre quinta-feira (17) e sábado (19)
ArteEntretenimentoEventosMúsica

Espetáculo ‘P. Help – Inquietudes com o Fim’ inicia programação gratuita em Manaus

Neste mês, montagem teatral do NITAP passará por espaços culturais de diferentes zonas da cidade antes da estreia, em outubro
AmazôniaArte

‘As Aventuras de Letícia’: História em quadrinhos celebra luta socioambiental e povos da Amazônia 

‘As Aventuras de Letícia’ destaca luta das populações extrativistas pela  justiça climática e defesa dos territórios
Acessar o conteúdo