
As inscrições para a segunda edição da “Ecoa – Mostra Socioambiental de Cinema de Manaus” estão abertas e recebe obras audiovisuais de todo o país até o dia 18 de abril. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de maio, no Teatro Gebes Medeiros, no Centro de Manaus.
Serão aceitos filmes inéditos ou com primeira exibição pública a partir de abril de 2024, com duração mínima entre quatro e 90 minutos.
Em 2025, a primeira edição recebeu mais de 100 inscrições e exibiu 14 produções selecionadas.
Criada pela produtora Duplofilme em parceria com a OCA Amazônia, a mostra busca dar visibilidade a produções que abordem temas socioambientais e reflitam sobre a realidade amazônica e global.
“Depois do sucesso da primeira edição, seguimos na empreitada de reforçar o cinema como instrumento de mobilização e resistência coletiva”, disse Henrique Amud, roteirista e fundador da produtora Duplofilme.
Requisitos e inscrições
Os filmes inscritos devem abordar temas como crise climática, sustentabilidade, direitos humanos, povos tradicionais, ciência e inovação na Amazônia, além de questões ligadas à mobilidade urbana, educação e meio ambiente.
A mostra aceita animações, documentários e filmes experimentais de todo o país, com prioridade para produções da Amazônia Legal. Obras com recursos de acessibilidade, como legendas para surdos e ensurdecidos, também terão destaque.
O resultado da seleção será divulgado em 15 de maio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio da plataforma FilmFreeway.
Além das exibições durante a mostra, parte dos filmes selecionados deve circular por diferentes espaços de Manaus ao longo do ano, incluindo comunidades periféricas e ribeirinhas.