A banda amazonense Os Tucumanus celebra 20 anos de carreira em 2026 com um marco inédito: a estreia no Festival João Rock, um dos principais eventos de música brasileira do país. O grupo se apresenta no dia 1º de agosto, em Ribeirão Preto (SP), dividindo o palco com o rapper Victor Xamã e levando a sonoridade amazônica para um dos maiores palcos do cenário nacional.

FOTOS: Alex Pazuello
A participação reforça a presença da música produzida na região Norte em um festival que reúne artistas de diferentes estilos e gerações, ampliando a visibilidade de produções autorais e independentes no circuito nacional.
“Representar a Amazônia brasileira no João Rock, ao lado do Victor Xamã, é uma oportunidade histórica. Além de atrair mais visibilidade à sonoridade produzida na nossa região, é também uma abertura inédita para apresentar ao cenário nacional um trabalho construído ao longo de duas décadas, levando a essência do nosso som para o palco de um dos maiores festivais de música brasileira”, afirma Denilson Novo, guitarrista e fundador da Tucumanus.
Show e repertório
O show deve reunir músicas que marcaram a trajetória da banda, como “Serpenteia”, “120 Ponta Negra”, “O Boto” e “Tudo em Comprimidos”, além de performances especiais com participação de Victor Xamã. A proposta é apresentar ao público um panorama da produção musical do grupo ao longo dos anos.
Segundo o organizador do festival, Marcelo Rocci, a escolha da banda ocorreu após uma pesquisa sobre a cena musical do Norte. “Iniciei uma pesquisa para entender a cena do Norte e cheguei até a banda Os Tucumanus, vi apresentações nas redes sociais e gostei do som”, afirmou.
No Spotify, tem Tucumanus com as faixas “Até o Sol Sair” (2016), “Serpenteia”, “Churrasco de Gato” e “O Boto” (2014).
Trajetória
Com duas décadas de carreira, Os Tucumanus se consolidaram como um dos nomes da música independente amazônica, com apresentações em palcos como o Teatro Amazonas, o Brazilian Day, em Nova Iorque, e o Centro Cultural São Paulo. A banda construiu sua trajetória com música autoral e identidade regional, abordando em suas composições temas ligados à Amazônia e à cultura local.

FOTOS: Alex Pazuello
“É especial principalmente pelo momento que vivemos, são 20 anos de resistência, de música autoral, de expressão sobre o que sentimos e acreditamos por ser e estar na Amazônia”, completa Denilson Novo.
Sobre o festival
Criado em 2002, o Festival João Rock é considerado uma das principais vitrines da música brasileira e reúne artistas de diferentes regiões do país, promovendo encontros entre diferentes estilos e fortalecendo a circulação da produção musical nacional.
Serviço
Evento: Festival João Rock 2026
Data: 1º de agosto de 2026
Local: Ribeirão Preto (SP)Ingressos: site oficial e redes sociais do Festival João Rock