O Grupo Jurubebas de Teatro abre a temporada 2026 com apresentação em São Paulo, ao participar da 8ª Mostra A_ponte – Cena do Teatro Universitário, promovida pelo Itaú Cultural. A companhia representa o Amazonas no evento com o espetáculo “A Ilha Profana do Cantagalo”, marcando a primeira participação do grupo na mostra.

Imagem: Tabata Barbosa
“‘A Ilha Profana’ inicia o circuito nacional em um evento de grande relevância para o teatro brasileiro, ampliando intercâmbios e fortalecendo a presença da produção nortista no país”, afirma o diretor Felipe Maya Jatobá.
A peça conta a história de uma criança que se torna um “encantado” após descobrir que a avó é uma rasga mortalha, personagem do folclore amazônico ligada à morte. A partir disso, o protagonista inicia uma busca pelos pais, que podem estar em uma ilha encantada no fundo do rio Madeira.

Imagem: Tabata Barbosa
Pesquisa e reconhecimento
Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2023-2024, o espetáculo é resultado de pesquisa realizada na cidade de Borba, na comunidade ribeirinha do Acará, com foco no ritmo do Gambá. A obra recebeu duas indicações ao Prêmio Cenym 2025, nas categorias de Melhor Grupo de Teatro e Melhor Direção de Movimento, para Talita Menezes.
Após a estreia, a montagem já passou por festivais em São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal e segue em circulação pelo país.