“Love Taste – Receita para o Amor”, o novo reality show do SBT em parceria com a NBCUniversal e as produtoras brasileiras Leão do Norte e Movioca, estreia nesta quarta-feira (7), às 23h (horário de Brasília). O programa aposta em uma combinação inédita de gastronomia, namoro e lifestyle para conquistar o público da televisão aberta.

Em “Love Taste”, o paladar é o principal elo entre os participantes. O reality acompanha oito cozinheiros amadores, chamados de pretendentes, que disputam o coração de uma única participante, a lover. A cada episódio, um concorrente é eliminado até que a escolha final seja feita. “Neste reality, o paladar leva diretamente ao coração. A lover escolhe quem segue na disputa apenas pelas receitas, sem conhecer a aparência física dos participantes”, explicou Carlos Barbosa, da Leão do Norte.
A gastronomia funciona como linguagem central da atração e como ferramenta de apresentação pessoal. “É por meio das receitas que os participantes vão se revelando para a pessoa a ser conquistada. Ela não pode vê-los, apenas provar o que eles preparam”, acrescentou Barbosa.

Criado pela paraense Larissa Ribeiro, coroteirista e codiretora do telefilme “Pés de Peixe”, o programa aposta na experiência sensorial como motor das conexões emocionais. O reality é dirigido por Eugênia Ruggeri (“Casamento às Cegas Brasil”, “Ilhados com a Sogra” e “The Taste Brasil”) e apresentado por Milene Uehara, nome conhecido no SBT e que faz sua estreia no comando de realities, ao lado do chef Carlos Bertolazzi – nome consagrado da gastronomia nacional. A condução reforça o tom leve, empático e envolvente da atração, equilibrando emoção, entretenimento e sabor.
Para Larissa, a experiência oferecida ao público vai além da competição. “É um programa leve e muito divertido. Ao mesmo tempo, faz a gente se colocar no lugar dos participantes e pensar: quem será que eu já conquistei cozinhando? Ou será que eu quero ser conquistado por alguém que saiba cozinhar bem?”, afirmou a criadora, destacando o alto potencial de identificação com quem assiste.
“Quero que o público evoque esse romantismo dentro de si. Aqueles momentos de conquista, que a gente vai tentando descobrir o que a outra pessoa gosta, aquela sensação gostosa das primeiras vezes, e que tudo isso pode ser despertado através de um prato de comida”, complementa a diretora Eugênia Ruggeri.
Primeira temporada
A primeira temporada de “Love Taste – Receita para o Amor” conta com seis episódios, nos quais a lover escolhe seu par entre os oito pretendentes. Sobre a estreia, Larissa adianta: “Vale preparar o bloquinho de notas para novas receitas, não necessariamente de comidas, mas de conquista [ou não!]. Acreditamos que o público vai sentir a leveza do programa”, confessou.
A criação do reality nasceu da pesquisa e da experimentação de Larissa no desenvolvimento de produtos para TV e cinema. “Em algum momento, tive a ideia de juntar programas de namoro com programas de cozinha. Depois, foi colocar no papel e desenvolver para ver se o projeto tinha fôlego e potencial de mercado”, explicou.
A ideia ganhou força com a parceria de Carlos e Clemilson Farias, da Leão do Norte, e posteriormente com a Movioca, através de seus sócios Amadeu Alban e Márcio Yatsuda – até chegar à viabilização junto à NBCUniversal e ao SBT.
Para Carlos, o projeto representa um marco para a produtora. “‘Love Taste’ é um projeto que estamos trabalhando desde a pandemia e marca nossa primeira experiência com reality show. Desde o início, sabíamos da importância dessa coprodução Norte/Nordeste, fora do eixo, e do que isso representa para o Brasil”, afirmou.
Amadeu Alban destaca que a Movioca sempre atuou como esse elo entre talentos diversos e fora do eixo e grandes players nacionais e internacionais. “A soma de olhares e experiências é algo enriquecedor e contribui para a renovação de linguagem e inovação criativa. Foi com essa fórmula que conquistamos o feito de ter produzido o primeiro reality independente exportado para fora do País, com o ‘Drag Me as a Queen’, e agora acreditamos que chegar na TV Aberta abrirá oportunidades ainda maiores para o ‘Love Taste’ ganhar outros mercados”.
Já Clemilson destaca o impacto estratégico: “Essa parceria fortaleceu o projeto, viabilizou sua exibição em TV aberta e representa um passo importante na expansão da nossa atuação no mercado audiovisual brasileiro”.
Embora gravado em São Paulo, “Love Taste – Receita para o Amor” carrega em sua essência a força da produção regional e da diversidade. A equipe reuniu profissionais de diferentes partes do País, com destaque para os profissionais manauaras Heverson Batata, microfonista, e Valentina Ricardo, operadora de câmera.
“Sempre que um projeto que nasce do Norte ganha vida, espero que signifique visibilidade e certeza do nosso talento para criar e fazer acontecer. E que siga abrindo portas para mais pessoas da nossa região”, finalizou Larissa.