A “Semana Chico Mendes 2025″, evento anual que celebra o legado do seringueiro e ambientalista acreano, chega ao Acre com foco em ações e discussões ambientais. O evento iniciou na segunda-feira (15), aniversário de Chico, e segue até o dia 22, data em que o ativista foi assassinado. A programação conta com mesas-redondas, apresentações culturais , oficinas, sessões de filmes e mais atividades.
Mais detalhes estão disponíveis nas redes sociais do Comitê Chico Mendes: https://www.instagram.com/p/DSGTGtAkta3/?igsh=MXdhaWRna2QxeGc1aQ==

Neste ano, o tema do evento é “Desaguar da COP30”, com foco nos desdobramentos dos encontros realizados na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, no Pará. A iniciativa é promovida pelo Comitê Chico Mendes, organização criada por familiares e amigos de Chico, e ocorre em Rio Branco, Xapuri e Brasiléia.
Além de promover reflexão sobre políticas ambientais, desenvolvimento sustentável e justiça climática após o término do evento internacional, o Comitê esteve presente na COP30 com uma réplica da casa de Chico Mendes, transformada em museu na sua cidade natal. O pavilhão incluiu uma exposição com materiais que enfatizaram o compromisso crucial com o enfrentamento à crise climática e o legado do ambientalista que é símbolo da luta ambiental no Brasil.
Confira a programação completa:
- Quinta-feira (18) – Xapuri
Imersão/trilha na Resex Chico Mendes – 7h
Oficina – Na floresta, no campo e nas cidades, basta de violência contra as mulheres – 9h
- Sexta-feira (19) – Rio Branco – Rua Cunha Matos
Assinatura do termo de cessão da Embaixada dos Povos da Floresta – 15h
- Sábado (20) – Rio Branco – Escritório do Comitê Chico Mendes
Oficina: Inteligência Artificial (IA), dados e infraestruturas – como falar em direitos humanos?
- Domingo (21) – Brasileia – Centro Cultural
Aniversário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – 9h às 16h
- Domingo (21) – Rio Branco – Museu dos Povos Acreanos
Filme “Katxa nawa: cantar para o crescer das plantas – 17h
Espetáculo “Fiandeiro dos tempos” – 18h
- Segunda-feira (22) – Rio Branco – Teatro Hélio Melo
Direitos Humanos e Justiça Climática – saberes, vozes e ações que transformam – 13h30
Legado de Luz – encontro em memória de Chico Mendes – 16h40