Neste sábado (13), o Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, recebe o espetáculo “Vovó Natalina”, da Casa Zeus Produções Artísticas. A apresentação marca o quarto ano consecutivo da produtora dentro do calendário oficial da programação natalina do Governo do Amazonas, reforçando a valorização dos artistas locais e o compromisso com uma narrativa natalina inclusiva, divertida e emocionante.

A trama se desenvolve quando o Papai Noel e seus duendes adoecem com a “gripe natalina” e ficam impossibilitados de fazer a tradicional entrega dos presentes. Com isso, quem tenta resolver a situação são os outros personagens natalinos clássicos, Boneco de Neve, Rena e Elfos. Mas a missão só ganha ritmo com a chegada da grande protagonista, a Vovó Natalina, mãe do Papai Noel, que assume o comando e vive uma aventura cheia de humor e encantamento.
A autora e atriz do espetáculo, Marilita Figueiredo, destacou a sinopse diferente das outras montagens, enfatizando a força simbólica de colocar uma mulher idosa como protagonista da salvação de uma das datas mais importantes do ano.
“Colocar uma mulher como a detentora do Natal é algo diferenciado. Além de ser mulher, ela é idosa. E ainda assim se transforma daquela vovó que faz biscoitos em uma vovó experiente, dedicada e agitada para entregar os presentes”.
Marilita explica que buscou construir uma história moderna e menos estereotipada, sem perder a essência do natal.
“Quando eu escrevi a peça, procurei um enfoque mais atual, menos estereotipado com referência ao Natal, mas sem deixar de passar a mensagem que todo mundo espera: paz, harmonia e amor”, ressalta a autora.
Ainda acrescenta a abordagem social do espetáculo dialogando com valores urgentes, como empatia e cooperação, pensada para envolver todas as gerações.
“O espetáculo valoriza muito a união, que é o que está faltando nos dias atuais. Personagens que não estão ‘capacitados’ para ajudarem no Natal se unem e se transformam para garantir que os presentes sejam entregues. É uma peça para toda a família. Uma ótima oportunidade para reunir pais, filhos e avós, promovendo reflexão e diversão juntos”, declara.
O elenco é composto por Miro Messa, Karina Martins, Cris Jardim, Lucas Fersil, Marilita Figueiredo e Leri, com sonoplastia de Mário Jorgi. A dramaturgia conta com personagens cativantes, com interação direta com o público.

“Procurei dar características carismáticas e surpreendentes aos personagens, para envolver o público nessa névoa natalina. Em diversos momentos, o público também vai fazer sua parte dentro do espetáculo”, enfatiza Marilta Figueiredo.
A Casa Zeus também anunciou a estreia do novo espetáculo natalino, “Um Lindo Natal”, marcado para o dia 20 de dezembro, às 18h30 no Largo de São Sebastião, encerrando sua participação na programação deste ano com sucesso.