A atriz amazonense Aurora Laan, de 13 anos, ganhou evidência no Rio WebFest, o festival mais importante no segmento de web séries, com a produção “Engajados: Minha Missão é Salvar”. Aurora interpretou a protagonista da série e conquistou três prêmios relevantes na noite de gala do evento, realizado no dia 1° de dezembro, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro.

Entre os troféus conquistados estão as categorias de “Melhor Webserie Infantojuvenil”, “Melhor Elenco Infantojuvenil” e “Melhor Direção Infantojuvenil”, superando projetos norte americanos e canadenses.
Nikky, personagem interpretada por Aurora, é uma adolescente confrontada com o drama do “cancelamento” nas redes sociais, que move a narrativa central da websérie. A produção aborda sobre cyberbullying e a urgente necessidade de responsabilidade digital entre os jovens, temas de extrema relevância. A trama se intensifica quando Nikky se muda para Manaus e encontra, em um Clube de Desbravadores, o caminho para transformar sua influência digital em algo positivo.
O sucesso de “Engajados” no festival ainda rendeu sete indicações, se destacando como um marco para a representatividade do Norte do Brasil. A série está disponível gratuitamente no Youtube e no streaming Feliz7Play, e foi gravada inteiramente na capital manauara, apresentando uma ambientação local idêntica à jornada de superação da protagonista. A qualidade da execução e o poder da história de Rudy Barros foram reconhecidos em um júri global.
A atriz foi indicada individualmente nas categorias de “Melhor Performance Infanto-Juvenil” e “Melhor Personalidade”, ficando no Top 3 da categoria “Melhor Personalidade”, eleita por voto popular. Sobre o resultado da parceria de sucesso, Aurora celebrou a experiência e o reconhecimento do festival.
“Eu amei o Rio Web Fest, eu amei tudo, eu fiquei muito feliz com o resultado da premiação,” complementou a amazonense, que tem demonstrado sua capacidade de transitar entre palcos e telas desde muito jovem, tendo brilhado em espetáculos como “Escola do Rock – O Musical” e interpretado a cientista Margaret Hamilton no curta “Garotas Espertas”.
A importância do projeto para Aurora Laan vai além do reconhecimento artístico. “A série é para mostrar os cuidados e as consequências da internet, principalmente na adolescência”, afirma a atriz, ressaltando o caráter informativo e de conscientização da obra sobre um “assunto bem delicado, mas bem importante”.
O processo de construção da personagem foi uma etapa primordial que contou com dedicação máxima da jovem. A atriz, que possui autismo, canalizou sua disciplina para uma interpretação meticulosa de Nikky, que cumpre o objetivo de refletir as complexidades do mundo real e a importância de usar as plataformas digitais para o bem.
O Rio WebFest, reconhecido como um impulsionador de produções independentes e regionais, proporcionou um espaço de visibilidade notório para a série e o talento de Aurora Laan, sendo um marco para a cena cultural da região nortista. Ao projetar o futuro de sua carreira, a atriz assegura que a audiência pode esperar por mais novidades.
“Tá vindo mais coisa por aí. Pode esperar que tá vindo mais, muito mais coisas. Podem esperar novos projetos, novas séries, e tudo depende do tempo”.
