ArteEntretenimento

Projeto ‘Aglomeração Literária’ leva oficinas de literatura a cinco municípios do Amazonas

O projeto “Aglomeração Literária: Palavrartes em Move-Mente” está realizando oficinas de criação de poemas e contação de histórias em cinco municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Coari.

Aglomeração Literária
Crédito: Divulgação

Idealizado pela atriz e arte-educadora Jackeline Monteiro, as atividades, que acontecem entre julho e setembro, são gratuitas e têm o objetivo de fortalecer a expressão artística, a escuta sensível e a valorização das narrativas biográficas no contexto amazônico.

O projeto compreende a literatura como invenção territorial, social e cultural, capaz de transformar histórias e reescrever futuros por meio de trocas afetivas, espaços de cura e acolhimento.

Cerca de dezoito artistas das áreas de literatura, teatro, educação, pedagogia, música, além de produtores culturais locais e monitores aprendizes, participam da produção e execução das oficinas.

Jackeline Monteiro relata que a ideia do projeto surgiu durante a pandemia, quando a literatura se tornou uma companhia íntima e instrumento de introspecção.

“Desde lá, não parei mais de escrever”, conta. O projeto ganhou forma a partir de uma experiência na educação inclusiva para dependentes químicos, possibilitando a expansão das oficinas para públicos diversos.

Primeiros municípios da ‘Aglomeração Literária’

As primeiras oficinas ocorreram no Lar Terapêutico Ágape, em Iranduba, e no Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRDQ), em Rio Preto da Eva.

Com a participação de arte-educadores, poetas, atrizes e escritores, as atividades exploraram a contação de histórias e a expressão poética como ferramentas de escuta ativa, ressignificação e cura.

O arte-educador Vitor Lima explica que a metodologia valoriza o corpo, o som, o silêncio e a poesia como matéria para narrar a vida, reforçando o papel da arte como meio de transformação humana.

Já o poeta Deihvisom Caelum destaca o método “Psicoesia”, que estimula a mente dos participantes a se movimentar em direção à criação artística, respeitando os perfis individuais.

aglomeração literária
Crédito: Divulgação

Participações especiais e inspiração literária

A escritora e comunicadora Aritana Tibira ressalta o impacto da literatura quando ela emerge de lugares marginalizados, ampliando vozes e identidades.

A atriz Neuriza Figueira compartilha a emoção das oficinas, que reavivaram memórias e afetos por meio das lendas amazônicas, como a Vitória Régia e a cobra Honorato.

Entre as inspirações para as oficinas está o livro “Introspecção: Da natureza à arte ancestral”, da própria Jackeline Monteiro, que aborda a conexão com a ancestralidade e a resistência social, especialmente das mulheres negras e afro-indígenas. Também são referências autores como Ailton Krenak e Conceição Evaristo.

O projeto também incorpora a “poesia slam”, que valoriza a voz e o corpo do poeta para abordar temas sociais e políticos, funcionando como expressão de resistência e empoderamento.

Segundo Jackeline, a oficina é um bordado entre palavra, corpo e poesia, um gesto político e poético capaz de ser lugar de cura e memória inventiva.

O músico e pesquisador Stivisson Menezes acrescenta que a oficina de experimentação poética em “corpo-sonoridade” promove reflexões sobre ritmicidade, som e palavra, fortalecendo a relação entre arte, educação e transformação social.

Próximas etapas e programação

As oficinas do “Aglomeração Literária” seguem ao longo do mês de agosto no Centro Espírita Casa do Caminho, no bairro Nova Cidade, em Manaus, com atividades aos sábados a partir das 14h, até o dia 7 de setembro.

Em setembro, o projeto continua no município de Coari, entre os dias 3 e 5. Para outubro, está previsto o Encontro de Contação de Histórias, a ser realizado no dia 26, na Escola de Artes e Turismo da UEA, na Praça 14 de Janeiro, em Manaus.

No município de Novo Airão, as oficinas ocorrerão nos dias 15 (14h às 17h) e 16 de agosto (9h às 12h) na Fundação Almerinda Malaquias. No dia 16, o Parque Pinheiral receberá o sarau de encerramento das atividades locais, com acesso livre e gratuito.

Mais recentes

Amazônia

Exposição sobre o boi-bumbá de Parintins bate recorde de público no Rio de Janeiro

Mostra recebeu mais de 10 mil visitantes em pouco mais de três semanas e alcançou o maior público da história do CRAB
Sociedade

Remadores percorrem 120 km pelo Rio Negro em expedição até comunidade de Anavilhanas

Expedição será realizada nos dias 5 e 6 de setembro, com destino à comunidade Santa Helena do Inglês
Eventos

‘Arte Rupestre e Realidade Virtual’ tem visitação prorrogada até 29 de agosto no Sesc Centro

Experiência interativa reúne tecnologia 3D, acervo audiovisual e registros dos mais antigos sítios arqueológicos do país com entrada franca
Meio AmbienteMundo

Campanha ‘Paredes do Futuro’ promove debates sobre mudanças climáticas e periferia em Manaus

Iniciativa do coletivo Arte Ocupa começa neste sábado (22), no Parque das Tribos, com roda de conversa, participação de especialistas e atividade cultural gratuita
Amazônia

Exposição sobre o boi-bumbá de Parintins bate recorde de público no Rio de Janeiro

Mostra recebeu mais de 10 mil visitantes em pouco mais de três semanas e alcançou o maior público da história do CRAB
Sociedade

Remadores percorrem 120 km pelo Rio Negro em expedição até comunidade de Anavilhanas

Expedição será realizada nos dias 5 e 6 de setembro, com destino à comunidade Santa Helena do Inglês
Eventos

‘Arte Rupestre e Realidade Virtual’ tem visitação prorrogada até 29 de agosto no Sesc Centro

Experiência interativa reúne tecnologia 3D, acervo audiovisual e registros dos mais antigos sítios arqueológicos do país com entrada franca
Meio AmbienteMundo

Campanha ‘Paredes do Futuro’ promove debates sobre mudanças climáticas e periferia em Manaus

Iniciativa do coletivo Arte Ocupa começa neste sábado (22), no Parque das Tribos, com roda de conversa, participação de especialistas e atividade cultural gratuita

Relacionadas

EntretenimentoEventosNotícias

Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte anuncia datas para 2026

O evento contará com cinco dias de programação diversificada, favorecendo o intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais
ArteEventos

Do pincel de luz à cianotipia: Fotoativa promove domingo de oficinas gratuitas em Belém

Programação acontece neste domingo (2), durante o Circular Campina Cidade Velha, com atividades de fotografia para diferentes níveis de experiência
Arte

Após sucesso em Cametá, exposição ‘Neo Barroco’ chega a Vigia com programação gratuita

Além da exposição no Museu de Vigia, o público poderá participar de oficinas gratuitas de pintura em porcelana entre os dias 11 e 14 de agosto
Acessar o conteúdo