Jambu é indicada ao Prêmio TMDQA! 2025 e representa a música amazônica na categoria Revelação
Grupo manauara segue em ascensão nacional e disputa o título de Banda Revelação no prêmio após uma série de conquistas e reconhecimento pelo país
A banda Jambu, uma das vozes mais ativas da nova cena musical amazônica, foi indicada ao Prêmio TMDQA! 2025 na categoria Banda Revelação.
A premiação, organizada pelo portal Tenho Mais Discos Que Amigos! em parceria com o selo Urban Pop, celebra o melhor da música brasileira produzido entre 30 de setembro de 2024 e 1º de outubro de 2025, reunindo 15 categorias que contemplam artistas de diferentes regiões do país.
Na disputa, a Jambu concorre ao lado de Budang, Jovens Ateus, Pelados e Varanda, nomes que representam diferentes caminhos da nova música nacional. O resultado será anunciado no dia 5 de dezembro, no site e no Instagram do TMDQA!.
A nomeação acontece em um momento de forte ascensão da banda manauara, que marcou presença em festivais como Hacktown, Festival Suiça Baiana, LED, Sou Manaus, Manacaos e Festival 5 Bandas, enquanto circula pelo país com a tour “MANAUERO”, baseada no álbum lançado pela gravadora Deck em abril deste ano.
Para os integrantes, ser reconhecido nacionalmente representa mais do que uma indicação.
“É mais um reconhecimento que coroa esse ano de trabalho e mostra que, ao longo dos anos, a arte feita pela Jambu tem chegado a mais lugares de fato, não apenas como música, mas como parte da história da música brasileira no contexto em que estamos inseridos”, afirma a banda.
O grupo também reforça o impacto simbólico da indicação.
“Maior do que a própria premiação é a possibilidade de sermos notados como referência a nível Brasil enquanto artistas manauaras. Isso vai além da nossa história; é a continuação da caminhada feita por quem veio antes, e sentimos que estamos pavimentando ainda mais o caminho para os próximos artistas”.
Crédito: Guayaca Prod
Reconhecimento do grupo
A indicação ao TMDQA! soma-se aos marcos recentes do grupo. Em 2025, a Jambu foi destaque no Prêmio Amazônia de Música, realizado no Theatro da Paz, em Belém (PA), onde concorreu com artistas de todos os nove estados da Amazônia Legal.
Na ocasião, conquistou duas categorias: Artista do Ano e Melhor Lançamento de Rock, com a faixa “você foi tarde”.
As vitórias reforçaram a Jambu como uma das expressões mais representativas da nova produção musical amazônica, mesclando indie, MPB, reggae e referências afetivas da vida urbana manauara.
Segundo o grupo, esse reconhecimento transforma perspectivas.
“Isso muda como sonhamos a vida, como enxergamos limites e até onde podemos chegar. É sobre não aceitar mais crenças antigas que nos diminuíam. Uma banda manauara sendo reconhecida no Brasil muda tudo — muda quem acreditamos ser, muda o sotaque, o som, a voz. É mudar a forma como enxergamos nosso tamanho e potencial”.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.