Empresas amazonenses e roraimenses são reconhecidas na terceira edição do “Selo Empresa Amiga do Migrante 2025” pela atuação em inclusão e empregabilidade de pessoas refugiadas e migrantes.
O evento é promovido pela ONG Visão Mundial, por meio do projeto “Ven, Tú Puedes!” e acontece no dia 3 dezembro, no Espaço Roca Gallery, em São Paulo.

Segundo a Visão Mundial, 14 empresas, com sedes em Manaus, Roraima e São Paulo, são certificadas com o Selo por se destacarem, ao longo do ano, na oferta de vagas de trabalho, na capacitação profissional e na criação de ambientes laborais inclusivos para pessoas em situação de deslocamento forçado.
A iniciativa é uma ferramenta que incentiva o setor privado a adotar práticas efetivas de diversidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No Amazonas, três empresas com forte presença em serviços e atendimentos direto à população recebem a certificação, são elas: Mercure, uma rede global de hoteis de médio porte pertencente ao grupo francês Accor; Direcional Engenharia, referência em imóveis de qualidade por todos os Brasil; e a Betel Serviços RH, empresa que oferece soluções em Recurso Humanos.
Já as empresas sediadas em Roraima, estão a GTFoods Group, conglomerado brasileiro do setor de alimentos, e a Marfrig Global Foods, líder global na produção de proteína bovina e hambúrgueres.

O reconhecimento notório é uma das novidades da edição deste ano, com a criação da nova categoria “Parceiro Amigo do Migrante: RH/Diversidade”, voltada a organizações que promovem ações diversas e representativas. As instituições parceiras contam com serviços gratuitos da Agência “Ven, Tú Puedes!”, como o acesso ao banco de talento de migrantes e refugiados, suporte em processos seletivos inclusivos e capacitações.
A gerente nacional do projeto, Ângela Mota, destaca a importância da expansão da iniciativa: “A cada edição temos buscado maneiras de ampliar o alcance do projeto e, em 2025, decidimos criar essa categoria para ativar uma rede colaborativa ainda maior. Acreditamos no poder da diversidade e no papel do RH de fazer a diferença na inclusão de pessoas refugiadas e migrantes nas empresas”, afirma Ângela.
Para concorrer, as empresas precisam estar vinculadas à Visão Mundial no âmbito do projeto, participar de treinamentos sobre temática migratória e contratar pessoas refugiadas e migrantes cadastradas. Criado em 2023, o Selo Empresa Amiga do Migrante, já reconheceu 13 empresas em todo o país, entre elas a amazonense Bemol, fundada em 1942; e a GT Foods, premiada anteriormente na categoria “Destaque”; Teleperformance, Coca-Cola FEMSA, Cushman & Wakefield e outras.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.