A Teia Tocantins: Pontos de Cultura pela Justiça Climática 2025 será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro, com programação distribuída entre Palmas e Taquaruçu.
O evento integra ações conjuntas do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), do Ministério da Cultura (MinC) e da Comissão Organizadora do Colegiado GT Rede Tocantins, em preparação para a 6ª Teia Nacional, que ocorrerá em março de 2026, em Aracruz (ES).
A programação completa e a forma de credenciamento estão disponíveis no site da Secult.
O evento tem como principal objetivo reunir representantes de Pontos e Pontões de Cultura para discutir temas como diversidade cultural, sustentabilidade, governança da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e os desafios da emergência climática no contexto sociocultural.
A secretária de Estado da Cultura, Regina Reis, destaca que o encontro fortalece o compromisso do Tocantins com a cultura comunitária.
“A Teia é um espaço de escuta qualificada e de construção coletiva. Quando promovemos a troca entre mestres, fazedores de cultura, movimentos tradicionais e agentes comunitários, fortalecemos toda a política cultural do Estado. Este encontro reafirma o papel dos Pontos e Pontões de Cultura como protagonistas na preservação dos saberes e na defesa de um futuro sustentável”, afirmou.

Programação será dividida em três eixos temáticos
Organizado em três temáticas principais, o evento propõe debates e atividades distribuídas nos seguintes eixos:
- Gêneros, Diversidade Cultural e Direitos Humanos
- Cultura Viva, Sustentabilidade e Justiça Climática no Cerrado
- Implementação, Governança e Gestão da PNCV
Além das atividades formativas, a programação conta com interações estéticas, oficinas, apresentações artísticas, circuitos culturais, feira de economia solidária e espaços de convivência nos Pontos e Pontões de Cultura de Taquaruçu.
A Teia terá também a participação do representante do Ministério da Cultura, Sebastião José Soares, diretor de Promoção das Culturas Tradicionais e Populares.
Antes da realização da Teia, a Secult promoveu, em 14 de novembro, uma agenda de escuta ativa para alinhar demandas e coletar informações junto aos territórios culturais que integram a rede.
Foram visitados os espaços Pote de Ouro, Clube do Artesanato de Taquaruçu, Circo Os Kaco, Canto das Artes e Casa do Artesão, locais que também receberão parte da programação do evento.
A Teia é reconhecida como o maior encontro da diversidade cultural viva do Tocantins, promovendo celebração, articulação política e fortalecimento das redes de cultura comunitária.
Em sintonia com o tema da Teia Nacional, o encontro evidencia a cultura como ferramenta estratégica para preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Criados pela Política Nacional de Cultura Viva, instituída pela Lei nº 13.018/2014, os Pontos e Pontões de Cultura somam mais de 9 mil iniciativas certificadas no Brasil. São coletivos, grupos e organizações que realizam ações culturais, educativas e comunitárias em seus territórios.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.