A arte teatral amazonense se expande para o resto do Brasil com a apresentação do premiado espetáculo “Sebastião” no Festival Velha Joana, em Mato Grosso. O evento acontece no município de Primavera do Leste, entre os dias 7 e 16 de novembro.
A sessão com a obra da companhia amazonense “Ateliê 23” compõe a Mostra “Encontros da Velha” e ocorre nesta quarta-feira (12), no Teatro Municipal, às 21h.

Com direção de Taciano Soares e Eric Lima, a obra foi selecionada entre mais de 700 inscritos para a programação do 19° edição do festival, reconhecido como um encontro diverso e significativo entre as regiões do país.
“É um festival que tem crescido muito, sobretudo pela coordenação do Wanderson Lana, que conseguiu levar grandes grupos brasileiros de teatro a cada ano. Foi a primeira vez que a gente se inscreveu e ter mais de 700 inscrições mostra como o Festival Velha Joana cresceu, tem relevância e uma confiabilidade fundamental”, pontua o diretor Taciano Soares, que vive a personagem Carmencita em cena.
Além disso, o espetáculo se destacou na seleção final dos projetos, trazendo grande satisfação para o grupo e para o cenário artístico amazonense.
“A curadoria fez o primeiro corte para 120 peças e foram três meses de análise até o anúncio dos dez espetáculos contemplados. O Ateliê 23 foi o segundo selecionado, é uma felicidade absurda”, conta o artista.
Neste mês de novembro, “Sebastião” também celebra um ano em temporada e segue para o sétimo festival pelo Brasil. A montagem inspirada no livro “Um Bar Chamado Patricia”, do estilista Bosco Fonseca, foi destaque na Cena Contemporânea – Festival Nacional de Teatro de Brasília e no Festival de Curitiba.
Em junho deste ano, a obra participou da “Mostra Todos os Gêneros”, no Itaú Cultural, em São Paulo. Já em agosto, o espetáculo encerrou a primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus e, em setembro, fez parte da programação do #SouManaus Passo a Paço.

Em outubro, o espetáculo venceu duas categorias da Mostra Competitiva Jurupari Adulto, no 19º Festival de Teatro da Amazônia: “Melhor Som ou Trilha Sonora” e “Melhor Ator” para Taciano Soares. Sucesso de público e de crítica, “Sebastião” foi indicado ainda em “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo/Maquiagem” e “Melhor Ator” para Eric Lima.
“A linguagem de ‘Sebastião’ é para adultos, teatro musicado, de denúncia, ao mesmo tempo o contexto de um bar onde se narra o mito de Sebastião, fala sobre homossexualidade e as dores que Sebastião viveu e se tornou mártir e, que até hoje, na contemporaneidade, ainda continuamos vivendo. São temas muito sensíveis para serem postos em festivais, mas que também mostram a confiança no trabalho do Ateliê 23. É fantástico acompanhar os frutos colhidos”, comenta Taciano Soares.
O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.