Mafê Santana; 10/10/2025 às 15:04

Festival Olhar do Norte 2025: veja onde assistir aos filmes de graça até sábado (11)

Filmes do 7º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte podem ser assistidos gratuitamente até sábado (11)

O público ainda pode conferir as produções exibidas no 7º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, que seguem disponíveis até sábado (11) na Itaú Cultural Play, plataforma gratuita de streaming dedicada ao cinema brasileiro.

olhar do norte
Crédito: Orlando Júnior (Mata-Gato) e Divulgação (Arroto, O Brincante de Boi, Nhandê, Entre Nuvens, Bicicleta Amarela e DASILVA DASELVA)

Ao todo, são 30 filmes entre curtas e longas-metragens exibidos nas mostras Olhar Panorâmico, Amazônia e na lista de convidados.

A iniciativa amplia o alcance do festival e possibilita que espectadores de todo o país conheçam a diversidade do audiovisual amazônico, com acesso gratuito e multiplataforma.

Exibição gratuita e acessível

Os filmes podem ser assistidos no site oficial do Itaú Cultural Play, além dos aplicativos disponíveis para smartTVs (Samsung, LG, Android TV, Apple TV), dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.

O conteúdo também pode ser acessado nas plataformas Claro TV+ e Watch Brasil.

Para os organizadores, a parceria com a Itaú Cultural Play representa um passo importante na difusão do cinema da Amazônia.

“Ter a Itaú Cultural Play junto do Olhar do Norte é abrir ainda mais caminhos para o cinema amazônico. São histórias plurais, autênticas, que merecem uma visibilidade nacional”, afirma Hamyle Nobre, produtora cultural e uma das organizadoras do evento.

Festival amplia alcance e fortalece parcerias

A sétima edição marcou a primeira vez que o Olhar do Norte contou com exibição on-line dos filmes durante 20 dias após o encerramento do festival presencial, realizado em Manaus entre 17 e 21 de setembro.

O curador Diego Bauer destaca que o resultado superou expectativas e consolidou o festival em um novo patamar.

“Essa foi a nossa maior edição em todos os níveis — de público, de participação de realizadores e de exibição on-line. Chegamos num lugar que nos alegra muito, é um fechamento simbólico dessa edição que ficará na nossa história”, comenta.

Destaques da mostra Amazônia

Entre os filmes disponíveis na plataforma, estão produções que retratam o cotidiano, a ancestralidade e as narrativas contemporâneas da Amazônia.
Da mostra Amazônia, estão em cartaz:

“Bicicleta Amarela”, de Zeudi Souza; “DASILVA DASELVA”, de Anderson Mendes; “Nhandê”, de Begê Muniz e Elisa Telles; “Ticar Bodó”, de Luís E.S. Fernandes; “Entre as Nuvens”, de Alex Pizano; “Mansos”, de Juliana Segóvia; “Me Leve no Esquecimento”, de Felippy Damian; “Noke Koi – A Festa de Um Povo Verdadeiro”, de Sérgio de Carvalho e Alexandre Barros; “Pálido Ponto Vermelho”, de Kalel Pessôa, Lucas Parijós e Arthur Oliveira; e “Planeta Fome”, de Édier William.

Produções da mostra Olhar Panorâmico

A mostra Olhar Panorâmico traz títulos como “A Bici de Ramon”, de Benjamin Mast; “Afetos que Transformam”, de Rafael Cesar; “Da Aldeia à Universidade”, de Leandro de Alcântara e Túlio de Melo; “Epifania”, de Juliana Lira; e “Só Por Hoje”, de Abhay Alberto, entre outros.

Já entre os filmes convidados, estão “Arroto”, de Juraci Júnior; “Mata-Gato”, de André Cunha; “O Brincante de Boi”, de Victor Kaleb e Fabiano Baraúna; e “Reagente”, de Bruno Bini.

Prêmio Itaú Cultural Play consagra ‘Boiuna’

Nesta edição, a parceria entre o festival e a plataforma também resultou na criação do Prêmio Itaú Cultural Play, concedido a um dos filmes da mostra Amazônia.

O grande vencedor foi o curta “Boiuna”, do Pará, dirigido por Adriana de Faria, que conquistou cinco prêmios: Melhor Filme, Melhor Atuação, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Som e Menção Honrosa do Júri Jovem.

“Boiuna” acompanha a jornada de mãe e filha que retornam a uma ilha no Pará, onde forças misteriosas passam a cercá-las.

A produção também foi premiada no Festival de Gramado 2024, levando três Kikitos de Ouro: Melhor Fotografia, Melhor Atriz e Melhor Direção.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.