A atleta Ana Isinbayeva Andrade, de 14 anos, brilhou no Troféu Norte-Nordeste Sub 16, realizado nos dias 20 e 21 de setembro, em Fortaleza, no Ceará. A amazonense conquistou duas medalhas de ouro nas provas de 75 metros e 250 metros rasos, consolidando-se como um dos principais destaques da competição.

Em Fortaleza, a jovem atleta superou adversárias do Norte e Nordeste do país e garantiu a realização de metas pessoais históricas.
“Esse ano cheguei muito mais preparada, consegui bater meus melhores tempos no 75m e no 250m. Essas conquistas me motivam ainda mais para o Brasileiro, onde vou buscar novas vitórias”, destacou Ana Isinbayeva.
A trajetória de Ana carrega desde o nascimento uma grande influência para o esporte, seu pai. O ex- atleta escolheu o nome da jovem em homenagem à saltadora com vara russa, Yelena Isinbayeva, referência mundial no atletismo.
A decisão simboliza o desejo de que a filha seguisse os passos no esporte, se concretizando no momento em que Ana começou a correr, aos 5 anos, em provas de rua ao lado do pai, até ingressar no Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e dar início a sua carreira esportiva.

A atleta continua seus treinamentos na Vila Olímpica de Manaus, praça esportiva administrada pelo Governo do Amazonas, se preparando para o seu próximo desafio, o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16. O evento acontece entre os dias 24 a 26 de outubro, em João Pessoa.
“Estarei novamente nas provas dos 75m e 250m e a preparação está sendo intensa. Com treinos, fisioterapia e acompanhamento nutricional, vamos com tudo em busca de medalhas para o Amazonas”, completou Ana.
Diego Américo, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), ressaltou a importância de políticas públicas que incentivem a formação de novos talentos da região.
“A Ana é exemplo de como o esporte transforma vidas. Do Pelci à Vila Olímpica, ela encontrou oportunidade para desenvolver seu talento e, hoje, leva o Amazonas ao topo do pódio. Esse resultado mostra a importância de seguirmos investindo em nossos jovens atletas”, afirmou.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.