Matheus Menezes; 03/09/2025 às 18:29

Juventudes amazônidas protagonizam mobilizações pelo Dia da Amazônia e lutas por justiça climática

Fórum Paraense de Juventudes organiza programação extensa com debates, ações coletivas e formações sobre temas climáticos nos dias 5, 6 e 07 de setembro

Em celebração ao Dia da Amazônia (5), o Fórum Paraense de Juventudes (FPJ) organiza, ao longo do mês de setembro, uma série de mobilizações formativas e culturais conduzidas por jovens amazônidas.

A ação ”Dia da Amazônia: Juventudes que Ecoam” tem o objetivo de fortalecer a participação da juventude da região como protagonista nas decisões envolvendo a crise climática e a defesa de territórios. Na sexta (5) e sábado (6), a programação acontece na “A Casa Aberta”, localizada na rua Ó Almeda, n°1062 , Reduto. Já no sábado (7), o evento ocorre durante a ação pública “Grito dos Excluídos”, em Belém. 

Foto: Divulgação

As inscrições são gratuitas e limitadas. Para se inscrever e conferir mais informações, acesse o Instagram da FPJ: https://www.instagram.com/forumparaense_juventudes?igsh=cWwwejFqZGM1Mnpi 

Mais do que uma data simbólica, a proposta é construir um espaço de escuta ativa, acolhimento e insurgência juvenil. Em meio a emergência climática e o racismo ambiental, a iniciativa expande saberes ancestrais, cultura popular e inovação para preparar as redes de juventude em rumo a 30° Conferência das Partes (COP30), marcada para novembro, em Belém. 

“Por trás destes três dias de ação, existe uma rede de coletivos juvenis de todo o Pará que está passando por um intenso processo de formação para chegar à COP30 não como espectadora, mas como protagonista, com propostas fortes e bem fundamentadas.”, reforça Mattheus Oliveira gestor de engajamento e articulação do FPJ.

Foto: Divulgação

As mobilizações incluem a produção de lambe-lambes com mensagens de justiça climática, que destacam a defesa de territórios e a visibilidade de povos e comunidades tradicionais. 

Também estão previstas formações sobre territórios, justiça climática e racismo ambiental, conectando os jovens à agenda global e introduzindo conhecimentos para a atuação na COP30. 

Outra frente de atividades aborda os desafios e oportunidades da transição energética no Brasil, discutindo o impacto dessa ação e incluindo as raças, gêneros e classes do país. Além dessas atividades, ainda acontece uma roda de conversa com jovens da comunidade LGBTQIAPN+ com o propósito de assegurar um espaço confortável para a partilha de experiências e estratégias de cuidados. A programação encerra com celebração cultural e apresentações musicais de jovens artistas amazônidas, reafirmando a potência criativa e política das juventudes da região.

“Cada atividade, da colagem dos lambes à roda de conversa LGBTQIAPN+, foi pensada para reafirmar nossa potência criativa e política. Acreditamos que a justiça climática só será alcançada quando nossas diversas vozes e artes forem vistas como tecnologia de resistência.”, destaca Jadh Azulay, gestora de projetos do Fórum Paraense de Juventudes.

Fonte: Divulgação

Sobre a organização e o Fórum Paraense de Juventudes 

A iniciativa “Dia da Amazônia: Juventudes que Ecoam” é uma uma ponte estratégica que, com um investimento pontual, gera múltiplos impactos positivos: capacita jovens lideranças amazônidas, fortalece redes da sociedade civil, fomenta a produção de novas narrativas e amplia o engajamento social em torno da justiça climática e da defesa dos territórios. O Fórum Paraense de Juventudes é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2021, que atua como plataforma dinâmica de articulação e mobilização no coração da Amazônia.

Confira a programação do “Dia da Amazônia – Juventudes que ECOAM”

  • 05/09 – Sexta-feira | Local: A Casa Aberta: Rua ó de Almeida, 1062 – Reduto CEP: 66053-190

14h às 16h | Vivência Cultural – “Acarimbolando a Amazônia ao Som da Natureza” – com Roberto Porto

16h às 18h | Roda de Conversa – “Amazônia Is Burning: Um Diálogo entre Clima e Cultura Ballroom” – com Watare Maniva

 

  • 06/09 – Sábado | Local: A Casa Aberta: Rua ó de Almeida, 1062 – Reduto CEP: 66053-190

10h às 11h | Oficina Híbrida – “Gênero, Justiça e Transição Energética” – Aliança de Juventude por Governança Energética – com Kimberly Silva

11h às 12h30 | Oficina de Lambe-Lambe – “Amazônia que Grita” + preparação para colagem coletiva – Coletivo Lambe pela Democracia

12h30 às 14h | Almoço Coletivo

14h às 15h | Oficina Presencial – “Territórios, Justiça Climática e Racismo Ambiental” – com Luísa da Silva

15h às 16h | Roda de Conversa LGBTQIAPN+ – “Corpos Amazônicos em Movimento” – com Samara Cheetara

16h às 17h | Café no Armazém do Campo

 

  • 07/09 – Domingo | No Grito dos Excluídos

A partir das 9h | Colagem Coletiva no Grito dos Excluídos (ação pública) – Coletivo Lambe pela Democracia

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.