O Centro Cultural Povos da Amazônia, localizado na zona sul de Manaus, recebe a partir desta quarta-feira (18), a exposição fotográfica “A Rota do Guaraná de Maués”, que retrata o cultivo tradicional do guaraná no município de Maués, conhecido como a “Terra do Guaraná”. A entrada é gratuita.

Idealizada pela fotógrafa Aline Fidelix, a exposição destaca aspectos culturais e produtivos do guaraná, como o uso do forno de barro na torragem, o preparo do bastão e o consumo do “sapó”, além de paisagens da cidade durante a época da colheita.
“A proposta é preservar essa história por meio de imagens que capturam sua essência e beleza. Além disso, contribui para a valorização do turismo local, promovendo a Rota do Guaraná, um programa turístico oferecido pelo município”, afirmou Aline.
Além dos registros de Aline, a mostra conta com trabalhos das fotógrafas Laryssa Gaynett e Isabela Lorenzoni, e do fotógrafo Bruno Kelly, com produção local de Ítalo Mamud Michiles, da agência @experiencia.mawe.
A exposição fica em cartaz até 30 de junho, com visitação de terça a sábado, das 9h às 15h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, na Av. Silves, 2222 – Crespo.

Sobre os artistas
Aline Fidelix é fotógrafa e cineasta documental com mais de dez anos de atuação voltada para temas socioambientais e culturais na Amazônia.
Laryssa Gaynett é fotógrafa e filmmaker, com foco em projetos culturais e ambientais. Dirigiu o documentário “Ventre Afluente”, disponível na Globoplay.
Isabela Lorenzoni é advogada ambiental e consultora em sustentabilidade, com mestrado em Direitos Humanos.
Bruno Kelly é fotojornalista premiado, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior, reconhecido por ensaios sobre a Amazônia.
O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento às Artes e Cultura da Lei Paulo Gustavo 2023, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.