O projeto “Cine Circo”, do Barravento Cultural, inicia sua programação nesta sexta-feira (16) e vai circular por comunidades de Manaus com sessões gratuitas. A primeira parada do cinema itinerante será no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Compensa, às 16h.

Entre os filmes em cartaz estão “Ela Mora Logo Ali”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante; “Viagem na Chuva”, de Wesley Rodrigues; “Meu Nome é Maalum”, de Luísa Copetti; “Almofada de Penas”, de Joseph Specker Nys; e “Napo”, de Gustavo Ribeiro.
“Serão exibidos cinco curtas-metragens com temática circense, além de pequenas esquetes e interação com palhaços, unindo essas duas artes: o cinema e o circo”, destacou a idealizadora do projeto, a multiartista Francine Marie, que é atriz, circense e sócia-gestora do Barravento. “Tudo é gratuito, com pipoca, refrigerante, água e muita diversão.”
Francine Marie ressalta que, ao levar o “Cine Circo” para dentro dos territórios, o projeto articula parcerias com diversos atores sociais, favorece a ocupação de espaços públicos, mobiliza a cena cultural e promove a cidadania.
“O projeto pretende contribuir para a democratização do acesso às artes produzidas em Manaus, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, moradoras de comunidades periféricas da capital amazonense”, afirmou a artista.
Programação

A agenda de circulação segue com a segunda mostra no dia 23 de maio, às 19h, no Parque Rio Negro, na orla do São Raimundo; no dia 6 de junho, às 9h, na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, na rua Alexandre Amorim, bairro Aparecida; no dia 13 de junho, às 14h, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, Cidade Nova; e no dia 21 de junho, às 14h, na Escola Municipal Ana Lúcia, também na Cidade Nova.
“É assim que o Barravento retoma as atividades em 2025, com o nosso projeto ‘Cine Circo’, que fizemos com muito carinho. Nesta primeira agenda, realizada entre maio e junho, vamos ocupar cinco espaços em parceria com escolas, centros de convivência e praças. É a arte em todas as zonas da cidade”, comentou Jean Palladino, ator e diretor do Barravento Cultural.
O “Cine Circo” foi contemplado no Edital de Chamamento Público Nº 004/2023 – Concurso-Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual.