Estão abertas até o dia 6 de junho as inscrições para a sétima edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, que será realizado em setembro, em Manaus.
O evento, organizado pela Artrupe Produções, é voltado para curtas-metragens de até 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2024, e conta com mostras competitivas, exibições não competitivas e atividades formativas. O formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site do Festival Olhar Norte e no perfil oficial no Instagram (@olhardonorte).

O festival tem três mostras competitivas principais: Amazônia, voltada para filmes realizados por diretores da Amazônia Legal; Outros Nortes, que contempla produções das demais regiões do Brasil; e Olhar Panorâmico, com uma seleção não-competitiva voltada à exibição de curtas da própria Amazônia Legal. Também integra a programação a mostra infantojuvenil Olhinho, que não é competitiva e aceita filmes de qualquer estado do país.
Todos os curtas inscritos devem ser enviados via link (Vimeo, YouTube ou Google Drive) e serão aceitas versões em andamento (work-in-progress). Após a exibição nos cinemas, os filmes das mostras Amazônia e Outros Nortes ficam disponíveis por sete dias nas plataformas digitais do evento, ampliando o alcance do festival.

Além das exibições, o Olhar do Norte promove uma intensa agenda de ações formativas, com oficinas, debates, mesas-redondas e palestras envolvendo profissionais do audiovisual, estudantes e o público. “O festival tem a proposta de dar visibilidade à produção audiovisual da Amazônia, além de trazer para Manaus produções de destaque de todas as regiões do Brasil, para aliar a exibição de filmes ao diálogo sobre cinema”, afirma Diego Bauer, curador do evento.
Os filmes selecionados concorrem a prêmios em diversas categorias técnicas e artísticas, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia e Atuação, além de prêmios do júri popular e menções especiais. A mostra Amazônia contará ainda com a avaliação de um júri jovem, formado por estudantes da UEA e da Ufam. Na mostra Outros Nortes e Olhar Panorâmico, o júri será composto por críticos do site Cine Set, parceiro institucional do festival.
