Poliany Rodrigues; 12/05/2025 às 13:55

Festival Psica vence Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025 como referência em trajetória empreendedora

Premiação foi na categoria Trajetória Empreendedora, no pilar de Empregabilidade, no Evento do ID_BR que celebra iniciativas que promovem a igualdade racial no Brasil

O Festival Psica, maior evento multicultural da região Norte do Brasil, foi o vencedor do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A premiação reconheceu o festival na categoria Trajetória Empreendedora, dentro do pilar de Empregabilidade, por sua atuação transformadora na cena cultural e econômica da Amazônia.

Foto: Divulgação

Criado em 2012 pelos irmãos Gerson Junior e Jeft Dias, o Psica nasceu na periferia de Belém e se consolidou como um dos principais palcos de afirmação da cultura preta, indígena e cabocla. 

“É muito simbólico pra gente ganhar esse prêmio. O Psica nasceu do desejo de fortalecer a autoestima da juventude periférica da Amazônia e mostrar que o Norte não é margem, é centro”, afirmou Gerson Junior, diretor e cofundador do evento.

Além de levar grandes nomes da música nacional aos palcos amazônicos — como Elza Soares, Gilberto Gil, Karol Conká e Ludmilla —, o festival também aposta na economia criativa como motor de desenvolvimento. Em 2023, 83% do custo total do evento foi coberto com recursos de leis de incentivo, como a Lei Semear (estadual) e a Lei Rouanet (federal), permitindo estrutura robusta e acesso gratuito ao público.

“O Psica começou como uma vaquinha entre amigos e hoje tem impacto direto na vida de milhares de pessoas. A cultura transforma vidas”, destacou Jeft Dias.

A edição 2025 do festival, que conta com patrocínio máster da Petrobras, já tem atrações confirmadas como Mano Brown, BK, Marina Sena, Melly, Terno Rei, Célia Sampaio, Patrícia Bastos, Ronaldo Silva e Trio Manari, além de outras 40 atrações que ainda serão anunciadas.

Com o tema “O Retorno da Dourada”, o Psica acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na Cidade Velha e do Mangueirão, em Belém. O festival é realizado pela Psica Produções, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.