ArteComunicaçãoEntretenimentoNotícias

‘Sebastião’ retorna com nova temporada após sucesso no Festival de Curitiba

Após o sucesso no Festival de Curitiba, o espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, retorna a Manaus para uma nova temporada. A montagem será apresentada nos dias 24, 26 e 30 de abril, sempre às 20h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, nº 937, Centro. A classificação etária é de 18 anos.

Foto: Vitor Dias

Os ingressos estão à venda por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), no perfil da companhia no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br. Pessoas com deficiência têm entrada gratuita, enquanto estudantes, idosos e acompanhantes de PCDs pagam meia-entrada, conforme legislação estadual. No dia das apresentações, os bilhetes também serão vendidos uma hora antes do início do espetáculo.

O diretor da companhia, Taciano Soares, que assina a direção ao lado de Eric Lima, destaca a emoção de retornar a Manaus com o espetáculo após três sessões lotadas no maior festival de artes cênicas da América Latina.

“Foi maravilhoso. Recebemos aplausos efusivos por mais de cinco minutos em todas as sessões. As pessoas não paravam de aplaudir e gritar. Foi emocionante ouvir os depoimentos do público após as apresentações. Sentimos que o espetáculo tocou profundamente quem estava na plateia”, afirma Taciano, que interpreta a personagem Carmencita.

Sobre o espetáculo

Foto: Vitor Dias

Inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, “Sebastião” reúne experiências pessoais dos atores enquanto homens gays, abordando temas como homofobia e outras formas de violência. O nome do espetáculo remete a São Sebastião, considerado por muitos como um mártir gay contemporâneo e patrono da comunidade LGBTQIAPN+, como apontado pelo historiador Richard Kaye.

Em cena, sete drag queens — Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane — revivem memórias da década de 1970, diretamente do mítico Bar Patrícia, com performances musicais e depoimentos tocantes.

O elenco é formado por Taciano Soares, Eric Lima, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda.

A criação de “Sebastião” teve início em 2021, quando o grupo foi alvo de crimes de ódio, homofobia, sorofobia e racismo, após gravar o videoclipe “Glowria” com autorização da Igreja de São Sebastião. A reação conservadora ao trabalho artístico evidenciou a urgência de se discutir novas formas de diálogo sobre diversidade, fé e arte.

Trilha sonora e equipe

O espetáculo também é destaque nas plataformas de streaming, com canções autorais como “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”. A música “Baby Gay” registrou 3.405 reproduções, 790 ouvintes e está presente em 44 playlists, somando 1.777 execuções apenas na primeira semana de lançamento.

A banda do espetáculo é formada por Guilherme Bonates (produção e direção musical), Luana Aranha (baixo), Mady (guitarra) e Bruno Rodriguez (teclado). Os arranjos foram desenvolvidos em conjunto com Eric Lima e Taciano Soares.

O figurino é assinado por Andiy, Eric Lima e Francis Madson. A equipe conta ainda com Daphne Pompeu (dramaturgia, ao lado de Lima e Soares), Emily Danali e Lacruz (assistência de produção), Lore Cavalcanti e Paulo Martins (iluminação), e Manuella Barros (assessoria de imprensa).

A realização é do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, por meio do Programa Rumos, do Governo do Amazonas (via Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Universidade do Estado do Amazonas – UEA), e do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Mais recentes

EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém

Relacionadas

EntretenimentoEventos

Primeira edição do Festival Psica no verão amazônico tem line-up completa divulgada

A primeira edição do Festival Psica acontece nos dias 17 e 18 de julho na Praia da Vila de Joane, no Marajó
ArteSociedade

Residência artística abre inscrições para explorar memórias e paisagens urbanas de Manaus

Projeto ‘De Olho no Meu Bairro’ selecionará 15 participantes para uma imersão em diferentes territórios da capital, com atividades que unem arte, pesquisa e produção autoral
Comunicação

Prêmio Vladimir Herzog recebe inscrições até 20 de junho para trabalhos sobre direitos humanos

Premiação reconhece produções jornalísticas, fotográficas, artísticas e literárias que contribuam para a defesa da democracia, da justiça e dos direitos humanos
Acessar o conteúdo