ArteComunicaçãoEntretenimento

Livro de contos ‘Encantarias’ será lançado neste sábado, na Valer Teatro

A editora Valer lançará neste sábado, dia 1.º de fevereiro, o livro que foi um dos selecionados do Concurso “Frauta de Barro – 2023”, “Encantarias”, organizado pelos escritores Jan Santos e Tammy Rosas. O evento será realizado na Valer Teatro, localizada na rua José Clemente, 600, Centro, Largo São Sebastião, a partir das 9h30.

Imagem: Divulgação

“Encantarias” é uma coleção de histórias elaboradas pelo Coletivo Visagem, composto por autores de fantasia e ficção científica com o objetivo de evidenciar as novas perspectivas que autores locais oferecem acerca desses gêneros literários, com um público-alvo que inclui jovens e adultos.

O primeiro volume dessa coleção, “Histórias de uma Amazônia futurista”, reúne seis contos que abraçam a estética do Amazofuturismo e evidenciam o impacto do avanço predatório da urbanização sobre o espaço natural da região Norte do Brasil, bem como seu inevitável relacionamento com as tecnologias emergentes, indispensável para que o bioma amazônia possa se manter estável frente a um mundo em constante mudança.

Imagem: Divulgação

Para Tammy Rosas, o livro era um pequeno projeto que, para a surpresa dela, tornou-se, além de uma antologia, uma pequena amostra do que o Coletivo Visagem é capaz de fazer.

“Encantarias são o conjunto de manifestações espirituais afroameríndias que se sobressaem em alguns Estados brasileiros do Norte e Nordeste. De alguma forma, elas transpassam as páginas deste livro. Em cada conto há uma energia diferente. A soma das encantarias com o movimento amazofuturista faz com que as páginas a seguir exalem passado, presente e futuro juntos”, disse Tammy.

Segundo o professor Jan Santos, em função da crise climática, histórias que reflitam criticamente sobre o futuro da Amazônia se mostram necessárias. “Vencer o Prêmio Frauta de Barro permitiu que essa obra chegasse a um número cada vez maior de leitores”.

De acordo com a coordenadora editorial da Valer, professora doutora em Filosofia Neiza Teixeira, o Amazofuturismo é um olhar para o mundo. E uma tentativa que se espera realizar, quando a maioria dos homens olhar para a Terra com a certeza de que ela é a sua casa, por isso deve ser cuidada. O olhar para ela deverá ser holístico, jamais de forma singular ou atendendo interesses que não tenham o humano como prioridade.

“A obra foi uma das 20 selecionadas no Concurso Frauta de Barro – 2023, que tem como um dos seus objetivos trazer autores novos para o público, como também mostrar para os nossos leitores linguagens novas, correspondentes ao novo mundo, no qual estamos vivendo”

Conheça os autores da antologia

Jan Santos

Doutorando em Educação (UFPA) e mestre em Estudos Literários (Ufam), Jan Santos é autor independente desde os seus 19 anos. Com as obras “Rudá – filho da terra e das estrelas” (2023), “O livro do rio: Iguaraguá” (2021) e “O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas” (2019), foi vencedor dos Prêmios Thiago de Mello e, por duas vezes, do Manaus de Conexões Culturais.

Com o Coletivo Visagem, organiza e assina um dos contos da antologia “Encantarias”, contemplada pela Lei Aldir Blanc em 2020.

Tammy Rosas

Tammy Rosas, comunicóloga, marketing, redatora e revisora. Trabalha com produção cultural e editorial há sete anos. No portfólio possui mais de 20 eventos literários, 32 eventos culturais e 41 roteiros e revisões.

Carol Peace

Carol Peace escreve e ilustra. Tem formação em Direito e em Arquitetura e Urbanismo é mestre em Design.

Nasceu em Manaus há mais de trinta anos e prefere escrever histórias distópicas e futuristas. Publicou a história “Você está morto, Jesse Danvers” pela revista Trasgo e, também, participou de outras coletâneas nacionais: para a coletânea “Samurais X Ninjas”, da Editora Draco, com a história

“TK2K”, as histórias “WngsOfLbrty.aes” e “Última Noite na Terra” para coletânea “2084: Mundos Cyberpunks” da Editora Lendari, e da coletânea “Insensati – Contos de Tarot”, com o conto “A nova roupa do Rei”. Pela Editora Lendari, publicou o conto “A Ponte”, em 2018, que se passa em Manaus, e “Almas de Plástico” em 2020. Publica, ainda, uma webnovela chamada “A Ordem do Amanhã” desde 2015.

Dante Saboia

Saboia é contista e produtor audiovisual. Foi participante da coleção de contos Dos mortos: ano um, lançada na Bienal 2019, com o conto “Carma, Giovane, carma!”; da antologia “2084: Mundos cyberpunk”, finalista do Prêmio Argo de Literatura 2019; e foi o único autor da região Norte do país a ser selecionado na antologia “Creepypastas: lendas da internet” em 2018, que ficou em primeiro lugar na categoria de terror em seu lançamento na Amazon.

Jefter Haad

Jefter Haad atua desde 2016 no setor artístico amazonense como escritor e ilustrador de obras infantojuvenis. Com cinco livros publicados por meio de editais culturais, o autor participou da 25.ª Bienal do Livro de São Paulo e hoje faz parte do Coletivo Visagem de Literatura Fantástica.

Professor universitário e doutorando em Saúde Pública, atualmente o autor divide seu tempo entre a rotina acadêmica e a escrita criativa.

Leila Plácido

Leila Plácido é poetisa, escritora e ilustradora manauara. Escreve desde a adolescência, mas começou a publicar suas obras, oficialmente, a partir de 2003 via redes sociais. Em 2016, publicou seu primeiro livro físico pela editora Lendari: “Quase o fim”. Plácido também é autora dos seguintes livros infantojuvenis: “A menina que viajou o universo sem sair da cama” (2020), “E se um arco-íris toca numa gárgula” (2020),” Apenas uma canoa nas noites de verão” (2022), e “Era uma vez… Folharal” (dezembro de 2024).

Junto aos demais membros do Coletivo Visagem, Leila recebeu uma homenagem da ALE AM em 2023, destacando o trabalho realizado pelo grupo de escritores em prol da literatura amazonense. Atualmente, segue escrevendo e é possível acompanhar seus trabalhos pelo IG @‌sertraleila_.

Luiz Andrade

Escritor, editor e quadrinista, Luiz Andrade tem formação em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. Atua na área de marketing editorial e na edição e preparação de livros e quadrinhos. Já publicou os quadrinhos “Memorabilia”, “Trovão” e “Ajuri Comics” e textos em revistas e antologias de contos, entre elas “Creepypastas (Lendari)”, “Café Espacial n.° 20” e “Velho, novo e sem tempo”.

Sobre o Frauta de Barro 2023

Em 2023, a editora Valer, que já tem mais de 33 anos no mercado, publicando as Amazônias, lançou um concurso intitulado em homenagem ao poeta Luiz Bacellar, “Frauta de Barro”, para selecionar 20 novas obras de autores do Brasil, sem custo para escritores.

Mais recentes

Sem categoria

Prática de remo cresce no Amazonas e personal orienta a necessidade de preparo físico e acompanhamento

Selda Andrade, profissional de Educação Física da Fórmula Academia, destaca os benefícios do esporte e recomendações de exercícios
Sociedade

FAS recebe Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, em reconhecimento a iniciativas sociais positivas

Desde 2017, o prêmio reconhece instituições que promovem o diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido
zaynara
AmazôniaEntretenimento

Zaynara estreia campanha ‘Juntos Pela Natureza’ em defesa do clima

Artista amazônida abre campanha global da CI-Brasil que mobiliza influenciadores na defesa da natureza e das soluções climáticas
ponta negra
EntretenimentoMúsica

Ponta Negra recebe Concerto de Natal com repertório especial no feriado de 8 de dezembro

Espetáculo com Miqueias William, Orquestra Passione e artistas locais promete emocionar o público manauara
Sem categoria

Prática de remo cresce no Amazonas e personal orienta a necessidade de preparo físico e acompanhamento

Selda Andrade, profissional de Educação Física da Fórmula Academia, destaca os benefícios do esporte e recomendações de exercícios
Sociedade

FAS recebe Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, em reconhecimento a iniciativas sociais positivas

Desde 2017, o prêmio reconhece instituições que promovem o diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido
AmazôniaEntretenimento

Zaynara estreia campanha ‘Juntos Pela Natureza’ em defesa do clima

Artista amazônida abre campanha global da CI-Brasil que mobiliza influenciadores na defesa da natureza e das soluções climáticas
EntretenimentoMúsica

Ponta Negra recebe Concerto de Natal com repertório especial no feriado de 8 de dezembro

Espetáculo com Miqueias William, Orquestra Passione e artistas locais promete emocionar o público manauara

Relacionadas

EntretenimentoMúsica

Casa do Jazz reabre nesta sexta com exposições temáticas, pocket show e entrada gratuita

A Casa do Jazz, localizada ao lado do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, será reaberta nesta sexta-feira, 25, das 15h às 21h, com entrada gratuita. O espaço conta com cantos instagramáveis, uma loja com produtos oficiais e exposições temáticas que enaltecem a cultura jazzística, para o público já entrar no clima do Amazonas Green […]

AmazôniaEntretenimentoMúsica

Temporada 2025 dos Ensaios dos Bumbás estreia com mais de 10 mil pessoas no Sambódromo

As torcidas dos bumbás Caprichoso e Garantido lotaram o Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro, neste sábado, 29 de março, para a abertura oficial dos Ensaios dos Bumbás. Mais de 10 mil pessoas circularam na pista e nas arquibancadas na noite de estreia da temporada de 2025. A programação começou com a […]

ArteEntretenimento

Agenda cultural de julho: confira as atrações em diversas cidades do Norte

O mês de julho chegou com diversas opções de atrações culturais como shows, exposições, festivais, entre outros. Confira a seleção especial feita pelo Mercadizar: Aniversário de Manacapuru (Manacapuru) O município de Manacapuru comemora no dia 16 de julho aniversário de 93 anos. A programação de comemoração acontece entre 11 e 16 de julho no Complexo […]

Acessar o conteúdo