Neste último domingo, 26 de janeiro, foi celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental, um dia para reflexão sobre a importância de entender a atual situação ambiental e de exigir ações concretas rumo a um futuro mais sustentável.
Este marco, a reflexão coincide com a oferta de um curso online, gratuito e inovador voltado à sustentabilidade na Amazônia, promovido pelo Projeto Rural Sustentável – Amazônia em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

O curso, 100% online, aborda dois temas urgentes: mudanças climáticas e cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia. Dividido em módulos dinâmicos e enriquecidos por materiais audiovisuais acessíveis, as aulas também trazem participações de artistas como Kaê Guajajara, Adanilo e Suyane Moreira, oferecendo um conteúdo atraente e profundo que pode ser acessado por participantes de todo o Brasil.
Uma resposta à emergência climática
A proposta do curso surge em um momento crítico. Em 2024, o planeta registrou seu ano mais quente desde o início dos monitoramentos, com a temperatura global média ultrapassando os níveis pré-industriais em 1,55 °C, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esse número supera o limite de 1,5 °C estipulado no Acordo de Paris e serve como alerta urgente para o impacto humano no clima e para a necessidade de mudanças nas relações com o meio ambiente.
Eventos climáticos extremos atingiram todas as regiões do Brasil, evidenciando o papel essencial de biomas como a Amazônia na mitigação desses efeitos.
“Este curso é uma oportunidade para compreender a centralidade da floresta amazônica nesse cenário e preparar pessoas para fortalecer cadeias produtivas sustentáveis”, enfatiza o projeto.
Educação para todos os perfis
Com mais de 400 participantes já inscritos, o curso alcança diferentes públicos, incluindo pequenos produtores rurais, profissionais de áreas ambientais e cidadãos interessados em sustentabilidade. A produtora rural Deborah da Silva, de Brasil Novo (PA), é uma das alunas que já está colhendo os benefícios das aulas.
“O curso aborda de maneira clara e envolvente questões essenciais como o impacto das mudanças climáticas e o fortalecimento de organizações socioprodutivas na Amazônia. O formato dinâmico é ideal para quem tem uma rotina corrida”, destaca Deborah.
Os participantes terão acesso a certificação após a conclusão dos módulos e sairão mais capacitados para contribuir com práticas que aliam preservação ambiental e produção sustentável na Amazônia.
Inscreva-se e participe da transformação
O curso EaD Introdutório é uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar uma jornada de aprendizado sobre sustentabilidade e impacto climático, sem custos e com total flexibilidade. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do Projeto Rural Sustentável – Amazônia.
O curso Ead Introdutório faz parte do Programa de Capacitação do PRS – Amazônia
O Programa de Capacitação do PRS – Amazônia oferece um conjunto de ações para treinar, capacitar e sensibilizar atores do Projeto e o público geral em temas voltados à sustentabilidade. Entre elas estão o Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), os Dias de Campo com as Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras e os cursos de Educação a Distância, o EaD Introdutório e o Avançado, realizados em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
Vale destacar que o curso EaD Avançado será lançado nos próximos meses. Dessa forma, o PRS – Amazônia busca incentivar mais pessoas a entrarem nessa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável, por meio da construção de saberes e compartilhamento de informações que impulsionam ações positivas, do individual ao coletivo.