O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) divulgou a lista com os 12 projetos selecionados para a ação de ocupação do espaço cultural ao longo de 2025. A iniciativa, que celebra os 15 anos do Casarão, tem como objetivo fomentar e dar visibilidade à arte, promovendo a democratização e ampliação do acesso a espaços culturais. O projeto contempla companhias, grupos artísticos, coletivos e iniciativas diversas.
De acordo com o diretor do CCCI, João Fernandes, foram inscritos 28 projetos nas áreas de artes visuais, literatura, música, dança, audiovisual, moda e palestras. Destes, 12 foram selecionados.
“O edital de chamada pública foi lançado em novembro de 2024, e, ao longo de mais de um mês, recebemos inúmeros projetos. Contamos com uma curadoria criteriosa que chegou a esse resultado final. Poder comemorar os 15 anos do Casarão de Ideias fomentando a cultura na nossa região é o nosso maior presente”, destacou João.
Entre os projetos escolhidos estão: 1º Seminário de Literatura LGBTQIAPN+: A Arte Como Uma Expressão de Resistência, Camerata de Choro, Cine Clube das Manas, Estradas e Rastros de Circo, o lançamento do álbum da artista Kalyope, Mundos de Papel, Ocupa Ballroom, Transtorna – Exibição da Coleção de Moda Sustentável, Sala Sensorial Imersiva, Se Rende, O Grito e o show São Sertões.
A primeira ocupação está prevista para fevereiro. É importante ressaltar que o projeto não oferece incentivo financeiro ou investimentos diretos nas obras selecionadas, disponibilizando apenas os espaços do Casarão de Ideias para a realização das atividades. O calendário com as datas de cada ação será divulgado em breve.
A ocupação do Centro Cultural Casarão de Ideias é um projeto incentivado pela Lei Rouanet, com patrocínio do Banco Itaú, Eneva, Cigás e Bemol, e realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Casarão de Ideias, por meio do Governo Federal – União e Reconstrução.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.