Sofia Lourenço; 26/11/2024 às 18:42

Peça acreana leva histórias da floresta ao palco em Porto Velho

Peça explora ancestralidade e histórias da floresta em uma jornada pelos rios do Acre

Nos dias 7 e 8 de dezembro, às 19h, o Espaço Tapiri, em Porto Velho, recebe o Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira, para a apresentação da peça teatral “Vozes do Interior”.

Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla. A apresentação possui classificação indicativa livre.

Imagem: Reprodução/Internet

A peça conta a história do casal Francisco Firmino e Chiquinha do Pandeiro, em busca da mãe de Chiquinha, Chica Brejeira, em uma viagem pelos rios do Acre eles exploram a ancestralidade e as histórias da floresta.

Além de Porto Velho, o Grupo Estrela Altaneira apresentou a peça nas comunidades Pé da Serra, na Serra do Divisor; Aldeias Isa, República e Recanto Verde na Terra Indígena Nukini, na região do Rio Moa e; Parque Estadual do Chandless no interior do Acre.

Imagem: Reprodução/Internet

Thales Vasconcelos, psicólogo, ator e diretor teatral, teve sua pesquisa de mestrado como inspiração para a criação da peça. A pesquisa, que propõe a criação de personagens que refletem características das culturas acreanas, foi submetida e aprovada em um edital de fomento à cultura. 

Além das apresentações nas comunidades do Acre, foram realizadas oficinas de teatro, rodas de conversa, cantoria, contação de causos, sempre com o objetivo de se inserir no cotidiano de pessoas dessas comunidades.  

Grupo Estrela Altaneira

O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira, fundado em 2021 em Rio Branco (AC), realiza produções autorais como performances, peças teatrais e intervenções artísticas. Com oito integrantes no projeto “Vozes do Interior”, destacam-se obras como Na Descoberta de Si (2021), Cancão de Fogo (2022) e Café Passado (2024).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.