Há mais de uma semana, um incêndio consome áreas da Terra Indígena Anambé, composta pelas aldeias Mapurupy, Yrapã e Yetehu, localizada no Alto Rio Cairari, no município de Mojú, Pará.
Até o momento, as autoridades locais ainda não confirmaram a causa do incêndio, no entanto, segundo lideranças locais, o fogo teria sido iniciado por fazendeiros que possuem propriedades na divisa com a reserva, ameaçando diretamente o território indígena e as comunidades que nele habitam.
Os moradores relatam que o fogo já atingiu grandes proporções e está destruindo áreas de floresta nativa e espaços que sustentam a vida da comunidade, ameaçando a segurança e o bem-estar dos moradores.
“A gente está com esse incêndio dentro do nosso território. Inclusive, o nosso povo tentou amenizar alguns focos que estavam próximos à aldeia, mas estamos encontrando dificuldades, porque não temos equipamentos adequados para combater o fogo. Também falta capacitação específica para lidar com incêndios”, disse o cacique Pinawã Anambé, cacique-geral e presidente da associação no território Anambé, em entrevista à Revista Cenarium.
A comunidade indígena Anambé, sob a liderança do cacique-geral Pinawã Anambé, tem se mobilizado para tentar conter as chamas com recursos próprios. Segundo Pinawã, o incêndio se concentra em dois pontos principais, forçando os moradores a atuarem de forma intensa para proteger suas casas e áreas preservadas. Mesmo com o esforço coletivo, a situação está cada vez mais crítica, com risco de danos permanentes à fauna e flora locais.
Em resposta ao pedido de ajuda, a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas enviou equipes de bombeiros para apoiar os Anambé no combate ao incêndio. No entanto, as autoridades ainda enfrentam dificuldades para controlar as chamas, dada a complexidade do território e a falta de recursos específicos.
A comunidade Anambé afetada pelo incêndio no Pará solicita doações de água, alimentos, itens de higiene e equipamentos para brigada de incêndio, que podem ser entregues em Belém, na Rua Gonçalves Ferreira, nº 471. Doações em dinheiro podem ser feitas via PIX para o CPF do cacique Tedy Max Santos Anambé.
Doações Para Povos Da Ti Anambé
Posto de Coleta: na rua Gonçalves Ferreira, nº 471, no bairro do Telégrafo, em Belém. Contato: Danielle Souza – (91) 99921-2790.Doações via
PIX – CPF: 556.347.612-04, no nome do cacique geral Tedy Max Santos Anambé. Banco: Caixa Econômica Federal.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.