Gabriela Auzier; 27/08/2024 às 16:37

Amino Vasconcelos lança singles exaltando o município de Maués

O artista disponibilizou nas plataformas três novas obras no último sábado (24)

No último sábado (24), as principais plataformas de música (Spotify, Deezer e YouTube) passaram a contar com três novas composições do músico, compositor, arranjador e produtor musical Amino Vasconcelos. “Minha Cidade”, “Maués Minha Menina” e “Festa de Gambá” são verdadeiras odes ao município de Maués (distante 276 quilômetros de Manaus), cidade que conquistou o coração – e a inspiração – do artista em 1985.

De acordo com Amino, que possui 30 anos de carreira, a ideia dos singles surgiu justamente desse amor que ele sente por Maués, “uma cidade muito especial” para ele e sua família.

“Sempre tive um desejo de resgatar e celebrar as histórias e belezas que fazem parte da identidade da ‘nossa terra’, especialmente as que estão se perdendo com o tempo”, comenta ele.

Ainda de acordo com Amino, a cidade é rica em cultura, tradição e, claro, é famosa pela sua produção de guaraná. 

“Por meio da música, busco não apenas homenagear a cidade, mas também despertar o interesse das pessoas por suas histórias e belezas naturais. Esses singles são uma forma de compartilhar a minha paixão e mostrar ao mundo a verdadeira essência da nossa terra”, detalha.

Canindé Góes (letrista da canção ‘Minha Cidade’) e Amino Vasconcelos, compositor das canções

Em “Minha Cidade”, por exemplo, Amino destaca os encantos e belezas naturais do município, expressando seu amor e saudade que sente daquela cidade, ressaltando as manhãs fascinantes, as matas, as praias e o tradicional guaraná. A letra, segundo ele, enaltece o povo caboclo, sua força, garra e a rica cultura local, além de mencionar a fé e as tradições religiosas presentes na cidade.

Nascido em Manaus, a relação do artista com a música iniciou aos 14 anos, quando começou a praticar teclado no Sesi, ao lado do maestro Gerê. Já aos 16 anos, começou a tocar nos grupos musicais existentes na época, tais como Grupo Castanhola e Grupo Girassol. Mas é em 1985 que ele se muda para Maués, onde funda sua primeira banda, passando atuar em aniversários, casamentos, formaturas e shows em geral.

E esse “amor à primeira vista” pela cidade, também é retratada em “Maués Minha Menina”. A composição exalta a beleza natural e cultural da cidade, que é descrita como uma terra encantadora, banhada pelo rio Maués-açú. Destaca, ainda, a riqueza da natureza, as tradições dos Sateré-Mawé, e menciona elementos como as lendas, mitos e ritos locais. A letra fala sobre lugares significativos, como a Ponta da Maresia e o pôr do sol deslumbrante, que embelezam ainda mais a cidade.

Preservação musical

Na faixa “Festa de Gambá”, Amino promove uma celebração da cultura e das tradições de Maués, misturando elementos festivos com sentimentos de amor e saudade. A canção começa com uma reflexão sobre a ‘dor’ que fica quando o amor acaba. O refrão convida todos a dançar e celebrar com ritmos típicos, como caracaxá, tamborinho e o Gambá, ressaltando a alegria das festas de antigamente.

Aliás, Amino é um verdadeiro ‘defensor’ do ritmo Gambá. Segundo ele, a base rítmica consiste em três pilares: o tambor de Gambá, tamborinho e caracaxá, da mesma forma que os grupos de Maués fazem. “Além disso, fizemos questão de gravar o ritmo exatamente como aprendemos com os mestres. Para isso, houve uma pesquisa com eles. Os instrumentos utilizados na gravação foram construídos pelos próprios mestres do Gambá de Maués. A partir daí, construímos a música inserindo os outros instrumentos convencionais”, relata ele.

Em Manaus desde 2012, Amino trouxe Maués em seu coração e em sua arte. Contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura – Lei Paulo Gustavo, em Maués, ele pode produzir dois ricos materiais para cultura maueense: o documentário “A Lenda do Anselmo – O Encantado do Rio Maués-Açú”, que já alcançou a marca de mais de 40 mil visualizações em menos de 20 dias no Youtube, e os três singles lançados no último final de semana.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.