ArteEntretenimento

Exposições de artistas locais são inauguradas no Museu de Arte de Belém nesta sexta-feira, 5

No dia 5 de julho, sexta-feira, o Museu de Arte de Belém (Mabe) abrirá duas novas exposições: “Levantes Amazônicos”, na sala Theodoro Braga, às 17h, e “Impermanência”, na sala Antonieta Santos Feio, às 19h. As mostras serão gratuitas e abertas ao público de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados das 9h às 13h.
Imagem: Fundação Cultural de Belém

As exposições visam valorizar os artistas locais e propor reflexões sobre o mundo contemporâneo, focando nas múltiplas culturas e territórios amazônicos.

Levantes Amazônicos

A exposição “Levantes Amazônicos” será inaugurada na sexta-feira, dia 5, às 17h, na sala Theodoro Braga e estará aberta ao público de 5 a 28 de julho. A mostra explora as relações entre imagens, emoções e lutas políticas na Amazônia.

“O termo levantes pode ser utilizado como metáfora ou alegoria para diversas manifestações políticas, que incluem formas e corpos em movimento, desejos persistentes por justiça e emancipação, gestos indignados e desobedientes, mas também afirmações de liberdade, demonstrações de esperança e as múltiplas maneiras de reexistir e reinventar a si mesmo”, explica o professor Leandro Lage, coordenador do projeto e docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

A exposição apresentará mais de 50 obras de 43 artistas locais, incluindo fotografias, produções audiovisuais, pinturas, gravuras, esculturas e outras obras experimentais.

“Eu irei expor a narrativa ‘Levantes de Afeto’, que consiste em um conjunto de fotografias compartilhadas e do olhar do bem querer”, conta Matt Sousa, fotógrafo e artista visual, um dos expositores selecionados para a exposição. “Estou muito feliz por ter a oportunidade de expor o meu trabalho e comunicar sobre os afetos que existem na amazônia”.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) incluiu o projeto nas ações dos projetos de pesquisa intitulados “O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia” e “Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas”. A Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, e o Sesc Pará realizam o projeto em parceria.

Impermanência

Às 19h, na sala Antonieta Santos Feio, será inaugurada a exposição “Impermanência”, da artista Sanchris Santos, que seguirá aberta até o início de setembro. A mostra incluirá pinturas, esculturas e uma vídeo-performance realizada pelo performer Jaime Barradas.

Sanchris Santos explora paisagens transitórias do ser, refletindo sobre a apreensão da realidade e as transformações humanas. “Impermanência” problematiza a condição humana e os atravessamentos de vida e morte cotidianos.

“O tema da exposição traz reflexões sobre o indivíduo e a sociedade, com fundamentos em autores como Bergson, Bauman, Dondis. Impermanência resulta das transformações que passei e que tenho visto o mundo passar. Na práxis da artista e professora, a dimensão estética é associada à dimensão política, provocadora de reflexões. Espero que o público visite e se permita ser tocado pelas obras, participe e contribua com suas interpretações”, reforça Sanchris Santos.

Janice Souza, pesquisadora e educadora do Mabe, realizou a curadoria da exposição, destacando a relevância das obras de Sanchris Santos e sua conexão com questões de resistência e identidade.

As produções são fruto do incentivo da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, pela Lei Paulo Gustavo, e da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.

Serviço

Exposição “Levantes Amazônicos”
Abertura: 05/07/2024
Horário: 17h
Local: Sala Theodoro Braga, térreo do Museu de Arte de Belém – Mabe.

Exposição “Impermanência”
Abertura: 05/07/2024
Horário: 19h
Local: Sala Antonieta Santos Feio, térreo do Museu de Arte de Belém – Mabe.

Mais recentes

EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana

Relacionadas

EntretenimentoEventos

Parintins Fun Fest realizará transmissão de Brasil x Escócia

Com programação gratuita de 24 a 28 de junho, o Parintins Fun Fest conta com shows, transmissão do Festival de Parintins, Orla Gastronômica e Feira Criativa em sua programação
Arte

‘Parintins Galeria Cidade Aberta’ fortalece representatividade feminina na arte urbana em Parintins

Projeto de arte urbana espalhado por Parintins tem dado destaque para mulheres ao transformar a paisagem urbana do município
Entretenimento

Teatro Icbeu recebe nova apresentação do espetáculo ‘Palco de Bonecas’ neste domingo (31)

Projeto cênico-musical reúne artistas amazonenses em espetáculo inspirado por ícones da música, do teatro de revista e da cultura LGBTQIAPN+
Acessar o conteúdo