O boom da internet e a utilização em massa das redes sociais otimizou a velocidade com que as notícias chegam às pessoas, diminuindo o tempo que uma marca tinha para se planejar antes de utilizar algum viral em suas campanhas. Um planejamento de marketing, que antes era um processo demorado, hoje em dia pode – e precisa – ser feito em minutos para que atinja o alvo.
A internet foi peça chave para o marketing em tempo real “viralizar” entre as marcas, pois agora o cliente opina de forma rápida e sem burocracias numa plataforma conhecida e utilizada em “real time”: as redes sociais. Elas foram essenciais para consolidar a nova estratégia, pois além de permitir uma pesquisa de mercado eficaz, aproximaram a marca do cliente.
O fast-food Mc Donald’s é adepto da estratégia e já provou que ela funciona. A recriação do meme da Bettina, que viralizou no país, fez parte da campanha “Amo muito pagar pouco” e foi sucesso entre os internautas. Inovando mais ainda, para divulgar a volta do Festival Cheddar e as novidades que chegaram no cardápio, o fast food resolveu relembrar os melhores virais do Brasil ao som de “Encaixa”, do Mc Kevinho, mostrando seu clima de descontração com os consumidores e atingindo um engajamento maior ainda.
Com a nova estratégia, não só marcas, mas o próprio público passou a se apropriar de notícias “quentes” para criar conteúdo. Um exemplo foi a campanha fake criada por um design em cima da marca Nivea e do aplicativo FaceApp. Uma comparação entre quem usa e quem não usa o Nivea creme foi feita utilizando o app que bombou na internet.
https://www.instagram.com/p/Bz5BN4tJWnC/?utm_source=ig_web_copy_link
O real time já é sucesso, e se adaptar a ele para alcançar sucesso é essencial.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.