ArteComunicaçãoEntretenimento

Teatro nortista: Grupo Panorando celebra eventos em Manaus e prepara espetáculo para o Mato Grosso

Com mais de 1,5 mil pessoas alcançadas, a Panorando Cia e Produtora celebra a realização de dois grandes eventos em Manaus. Agora, o grupo se prepara para apresentar um espetáculo ao público do Mato Grosso, no dia 17 de novembro. 

Na bagagem, a companhia amazonense leva a recente experiência de dois grandes eventos realizados em Manaus: o Festival 5 Minutos em Cena e o espetáculo “As Cores da América Latina”. 

Festival 5 Minutos em Cena

Com o Festival 5 Minutos em Cena, realizado de 13 a 15 de setembro, em Manaus, a Panorando alcançou mais de 800 pessoas. Neste ano, o evento focou na dança. Nos dois primeiros dias da programação, as atividades se concentraram em escolas públicas da capital. 

Festival 5 Minutos em Cena (Foto: Hebe Raquel/Panorando)

Ao todo, 85 estudantes participaram de oficinas gratuitas de dança, na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Cerca de 200 estudantes assistiram a espetáculos do festival na Escola Estadual de Tempo Integral Zulmira Bittencourt, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. 

No dia 15 de setembro, o Festival 5 Minutos em Cena chegou ao Teatro Amazonas, com 11 espetáculos de dança. Cerca de 600 pessoas prestigiaram as apresentações. 

O organizador do evento, Fábio Moura, comemora os resultados. “Esta edição de 2023 se mostrou muito importante para o nosso cenário da dança, principalmente pelo caráter diversificado dos estilos de dança que compuseram o evento, reforçando a necessidade de nos aproximarmos de artistas com olhares diferentes dos nossos”, ressaltou. 

Ele também confirmou a realização do Festival 5 Minutos em Cena 2024. “Será uma edição que voltará a contemplar o trabalho de circo, teatro e performance, além da dança”, afirmou. 

Espetáculo “As Cores da América Latina”

Já com o espetáculo de dança “As Cores da América Latina”, a Panorando alcançou mais de 700 pessoas.

O espetáculo, que já tinha circulado por Pernambuco e Rondônia, passou por três terminais de ônibus de Manaus (o T3, T4 e T5) nos dias 23, 24 e 25 de setembro, alcançando cerca de 210 pessoas.

A apresentação no Teatro Amazonas aconteceu no dia 27 de setembro. Um público de 500 pessoas acompanhou a programação no local.

“A gente sai dessa primeira circulação com um resultado que nos deixa muito satisfeitos com o trabalho realizado por nove meses na montagem desse espetáculo, desde a elaboração, pré-produção do projeto, e chegou no Teatro Amazonas com um público extremamente carinhoso, que faz todo esse processo valer a pena”, disse Fábio Moura.

Espetáculo ‘As Cores da América Latina’ (Foto: Panorando)

Apresentação no Mato Grosso

Atualmente, a Panorando se prepara para fazer uma apresentação no Festival Velha Joana, em Primavera do Leste, no Mato Grosso, no Centro-Oeste do Brasil. Desta vez, a companhia vai apresentar o espetáculo “Sodade”. 

A apresentação chega ao palco do festival mato-grossense no dia 17 de novembro de 2023. 

De acordo com Fábio Moura, o espetáculo amazonense foi selecionado entre 522 propostas. “A gente ficou muito feliz de ter recebido esse reconhecimento do nosso trabalho. O resultado reúne diversas referências que nós temos nas artes cênicas, diversos grupos em que nós nos inspiramos. Vai ser um prazer sem tamanho levar o nosso espetáculo para o Festival Velha Joana”, destacou. 

O espetáculo “Sodade” também foi convidado pelo Ministério da Cultura para integrar a programação do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que vai ocorrer de 8 a 12 de novembro em Belém, capital do Pará.

Inspirado no imaginário nordestino, “Sodade” mistura as linguagens da dança, música e circo. Em cena, um grupo apresenta recordações após o falecimento de um amigo. Romances e diversão são trazidos à tona.

Espetáculo ‘Sodade’ (Foto: Hebe Raquel)

Equipe 

Fábio Moura assina a direção geral das apresentações da Panorando Cia e Produtora. A coordenação artística é de Talita Menezes. Os eventos contam com produção de Ana Carol Nunes, Benner Siqueira, Reysson Brandão e Marcos Telles.

As apresentações em Manaus contaram com o apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Panorando 

A Panorando Cia e Produtora foi fundada em 2016, para integrar profissionais das artes em Manaus. Em 2017, o grupo passou a atuar como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro.

O Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance é um dos destaques das produções da Panorando. Em 2018, a companhia recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o Troféu Jurupari, pela realização do evento.

O grupo também produziu os espetáculos in process: “curumins” (2017); “Notas Sobre Ela” (2017); “1960: título interino” (2018); “Jamais Fomos Modernos” (2018/2019) e “Sodade” (2019/2020). 

A companhia já circulou com espetáculos no Amazonas e nos estados do Pará, Pernambuco e Minas Gerais. 

 

Mais recentes

Eventos

Márcia Siqueira e Mara Lima participam da edição especial do #Toadas pelo Dia da Mulher

Evento gratuito acontece nesta sexta-feira (6), no Largo São Sebastião, e reúne grande vozes femininas da toada
Sociedade

FGV abre inscrições para a 3ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social

Prêmio vai selecionar projetos em seis áreas e conceder até R$ 50 mil às organizações vencedoras; inscrições vão até 31 de março
Arte

Le Cordon Bleu Café lança concurso de arte urbana para grafiteiros em São Paulo

Inscrições acontecem de 6 a 18 de março; artista vencedor ganhará curso no Le Cordon Bleu e terá mural permanente no espaço
Arte

‘Amazônia Imersiva’ leva projeções 360° à Casa das Onze Janelas em Belém

Exposição gratuita acontece de 10 de março a 6 de maio, na Casa das Onze Janelas, e leva público a uma experiência imersiva
Eventos

Márcia Siqueira e Mara Lima participam da edição especial do #Toadas pelo Dia da Mulher

Evento gratuito acontece nesta sexta-feira (6), no Largo São Sebastião, e reúne grande vozes femininas da toada
Sociedade

FGV abre inscrições para a 3ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social

Prêmio vai selecionar projetos em seis áreas e conceder até R$ 50 mil às organizações vencedoras; inscrições vão até 31 de março
Arte

Le Cordon Bleu Café lança concurso de arte urbana para grafiteiros em São Paulo

Inscrições acontecem de 6 a 18 de março; artista vencedor ganhará curso no Le Cordon Bleu e terá mural permanente no espaço
Arte

‘Amazônia Imersiva’ leva projeções 360° à Casa das Onze Janelas em Belém

Exposição gratuita acontece de 10 de março a 6 de maio, na Casa das Onze Janelas, e leva público a uma experiência imersiva

Relacionadas

Entretenimento

Carnaboi 2026 reúne mais de 40 atrações no Sambódromo durante o Carnaval

Evento acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, a partir das 19h, com artistas dos bois Caprichoso e Garantido
Entretenimento

Boi Caprichoso inicia ensaios da Marujada de Guerra e abre temporada 2026

Programação começa nesta terça-feira (03/03), no Curral Zeca Xibelão, com apresentação das novas toadas do EP 'Brinquedo que Canta o Seu Chão' e mobilização da Nação Azul e Branca
EntretenimentoEventos

BumbaBloco leva boi bumbá ao carnaval de São Paulo com imersão amazônica

Único bloco com trio elétrico de boi bumbá na capital paulista, evento chega à 5ª edição com encantaria, gastronomia típica e programação para todas as idades
Acessar o conteúdo