ArteEntretenimento

Leon Sarmento, ilustrador manauara, se classifica para final brasileira do Red Bull Doodle Art

Neste final de semana, desenhos se tornam protagonistas da final nacional do Red Bull Doodle Art, que irá selecionar o melhor doodle do Brasil. Após meses de seletivas e mais de 31 mil obras inscritas, 40 doodles serão expostos em São Paulo, em um espaço cultural que será transformado em uma galeria e ganhará experiências imersivas no mundo artístico, para definir quem será o campeão nacional e representará a nação na fase internacional, diante de mais de 50 países, na Holanda.

Entre os 40 finalistas está o ilustrador manauara Leon Sarmento, que avançou de fase na competição e pode repetir o feito de Alef Vernon, último campeão do evento e que também era do Amazonas. Pelo link, o público pode conferir mais informações sobre todos os desenhos selecionados.   

Imagem: Doodle do finalista manauara Leon Sarmento (Divulgação)

Com conceito que une expressões artísticas e tecnologia, o Red Bull Doodle Art promoverá em sua Final Nacional, no AMATA, em São Paulo, uma imersão em arte ao público. Na sexta, 14, os fãs de desenhos que passarem pelo local irão conferir de perto uma exposição com os doodles finalistas. Já no sábado, 15, além dela, poderão participar de workshops exclusivos e ter contato com personalidades ilustres, como Mauro Martins. O ilustrador brasileiro, que também é um dos jurados do evento, dá aulas sobre doodles e já fez exposições pelo mundo, como a Elephant Parade. 

No evento, Mauro se unirá às artistas Lilian Farrish e Ana Carolina Iannaccone, também juradas da competição, para escolher o brasileiro que irá representar o país na etapa mundial, que acontece no mês de maio, em Amsterdã, na Holanda. O vencedor ganhará mentoria de um renomado profissional, terá a sua obra transformada em NFT e viverá uma imersão futurista na Europa. A final nacional do Red Bull Doodle Art é organizada pela Hit Makers, que fez as exposições de Frida Kahlo e obras de Bansky.

Conheça mais sobre o Mundial de Rabiscos

O Red Bull Doodle Art é uma competição global que capacita uma nova geração de artistas, convidando estudantes e criativos de todos os lugares a deixarem suas mentes viajarem por meio de rabiscos. Na edição de 2023, as oportunidades incluem a visibilidade do seu trabalho, orientação artística e uma vaga na final mundial em Amsterdã, onde juízes renomados selecionarão o vencedor do evento.

Essa é a quarta edição do Red Bull Doodle Art, que já desembarcou no Brasil em 2012, 2014 e 2017. O atual campeão brasileiro é Alef Vernon, de Amazonas, ao produzir um desenho inspirado na fauna e flora da Mata Atlântica. A atual vencedora mundial é a japonesa Ayaka Toyomasu, que produziu uma arte 3D. 

O que é um doodle?

Em linhas gerais, um doodle é um desenho bastante simples, cujo significado pode ser concreto ou abstrato, dependendo do autor. As linhas ou formas são aleatórias e carregadas de personalidade.

“Eu apostei em um projeto multifaces, pois simbolizam expressões, em sua maioria alegres, para que possam, de alguma forma, contagiar os espectadores com a presença. E isso nasce durante a obra, durante uma pessoa que para, olha e elogia, outra que puxa conversa… tudo isso surge na hora”, conta Ramar Gama, relembrando a sua obra vencedora, em 2014.

 

Mais recentes

EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana

Relacionadas

AmazôniaArte

Exposição em Nova York reúne três gerações de artistas indígenas da Amazônia

Mostra Riverlines apresenta obras de Chico da Silva, Joseca Yanomami e Kuenan Mayu e propõe um diálogo entre ancestralidade, território e arte contemporânea
Entretenimento

Isabelle Nogueira e Marciele Albuquerque protagonizam série ‘Cunhãs – Além de Parintins’ e ensaio para a Glamour

Às vésperas do Festival de Parintins, as cunhãs-porangas dos bois Garantido e Caprichoso estrelam série sobre os bastidores da festa e dividem a capa da revista Glamour
ArteSociedade

Residência artística abre inscrições para explorar memórias e paisagens urbanas de Manaus

Projeto ‘De Olho no Meu Bairro’ selecionará 15 participantes para uma imersão em diferentes territórios da capital, com atividades que unem arte, pesquisa e produção autoral
Acessar o conteúdo