A startup de conteúdo criada e voltada para a comunidade negra Afro.TV lança, em parceria com Doritos, a série “Nova Música Negra Brasileira”. O projeto tem como objetivo revelar talentos da música negra do país.
Em formato de reality show, o projeto foi idealizado e produzido pela Afro.TV e coordenado pela AlmapBBDO. Os seis episódios, gravados em 2021 em Salvador (BA), vão apresentar a trajetória musical de talentos de diversos gêneros musicais, além do processo de criação de cinco feats. Cada etapa será divulgada nas mídias sociais da Afro.TV, de Doritos e dos perfis de cada artista participante. Para acompanhar os episódios, basta acessar o canal do YouTube da Afro.TV.
Os produtores da série destacam que os episódios foram gravados durante a pandemia, em 2021, portanto é possível que algumas informações pessoais e profissionais dos artistas não reflitam o momento atual; porém, não poderiam deixar de exibir o “Nova Música Negra Brasileira”, que contribui com a trajetória deles.
Na série, artistas com experiência de anos na cena da música negra baiana escolhem jovens talentos emergentes para mentorear, conectando gerações em suas mais variadas expressões culturais e, assim, impulsionando o ecossistema da música negra independente.
Os novos talentos foram convidados pela Afro.TV por meio de entrevistas pessoais e audições em que os participantes falaram de temas como vida e carreira. Cada um receberá mentoria e gravará uma música autoral junto de um grande nome da música negra baiana.
O projeto nasceu da necessidade de democratizar as experiências e os espaços e de dar mais visibilidade à novíssima cena da música negra que está emergindo das periferias brasileiras, especialmente em Salvador (BA), considerada pela UNESCO a capital da música brasileira e o berço de movimentos culturais como Tropicália, axé music, blocos afro e pagodão, entre outros.
“A diversidade e a representatividade são pilares que fazem parte do DNA não só de Doritos como também de PepsiCo. Ao abraçar esse projeto com a Afro.TV, buscamos dar espaço e holofote a quem ainda não teve uma oportunidade de mostrar ao mundo seu talento. Assim como artistas negros já conhecidos por sua trajetória no meio, a nossa intenção é a de democratizar as experiências de fala. Sabemos que estamos numa jornada e que temos o papel de impulsionar uma transformação estrutural na sociedade como um todo”, comenta Cecilia Dias, vice-presidente de marketing da PepsiCo Brasil.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.