Com mais de 45 anos de existência, o Grupo Corpo, companhia de dança mineira que está entre as mais importantes do Brasil, mergulha em sua própria trajetória através das trilhas sonoras de vários de seus espetáculos. Essa viagem se dá no documentário “Grupo Corpo Pela Música”, dirigido por Armando Mendz e Janaina Patrocínio, inédito e exclusivo do canal Curta!.
O ponto de partida da obra são depoimentos dos compositores das canções que embalam as coreografias de Rodrigo Pederneiras, encenadas por seu irmão Paulo, que responde pela direção artística da companhia. Entre os compositores presentes no documentário estão Caetano Veloso, Lenine, João Bosco, Arnaldo Antunes, Samuel Rosa, José Miguel Wisnik, Moreno Veloso, Domenico Lancellotti e a banda Metá Metá.
O filme revela como as aclamadas criações da companhia de dança partem das trilhas sonoras, que são sempre uma força motriz dos espetáculos. Por meio de entrevistas, os compositores falam sobre seus processos criativos e relatam a experiência de produzir trilhas para um espetáculo de dança, revelando um pouco de suas inspirações e dos sentimentos envolvidos no convite, sempre muito aberto e irrestrito, para que deixem sua criatividade fluir e ditar os rumos de cada novo trabalho.
Entre os espetáculos citados estão “Onqotô”, cuja trilha foi composta por Caetano e José Miguel Wisnik; “O Corpo”, com canções assinadas por Arnaldo Antunes; “Benguelê”, por João Bosco; “Suíte Branca”, por Samuel Rosa; “Gira”, pela banda Metá Metá; “Triz” e “Breu”, por Lenine; “Ímã”, por Domenico Lancellotti, Kassin e Moreno Veloso; e “Parabelo”, por Tom Zé e José Miguel Wisnik.
“O Grupo Corpo criou uma situação nova, que é convidar a música brasileira a compor peças diferentes do que os compositores estariam fazendo normalmente”, explica José Miguel Wisnik. Entre os depoimentos, o filme exibe belas cenas dos espetáculos ambientadas com as canções compostas para eles, num momento em que se revela o resultado dos processos criativos citados.
“Grupo Corpo Pela Música” é uma produção da JPZ Comunicação, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme estará disponível também no Curta!On, no streaming do Curta! na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br. A estreia é na Terça das Artes, 14 de fevereiro, às 21h30.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.