Comunicação

Soft power será o tema do Rio2C 2023

O Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, retorna à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, de 11 a 16 de abril de 2023. O conceito de soft power, que se traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através de cultura, valores políticos e políticas externas, é o tema norteador dos mais de 500 painéis previstos.

“A cada edição, adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência, e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A Floresta Amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que, através de Hollywood, poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coreia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C, que no ano passado recebeu mais de 37 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.

Dois novos palcos – o “Arts & Crafts”, dedicado a design, moda e arquitetura, e o “Games+”, destinado ao universo dos jogos eletrônicos – se somam aos nove espaços multidisciplinares e transversais que já ocuparam a Cidade das Artes em 2022. São eles: “Global Stage”, “Storyvillage”, “Brainspace”, “House of Brands”, “Biodom”, “New Frontier”, “Future U”, “Soundbeats” e “Screening Room”.

O “Arts & Crafts” vai apresentar discussões sobre como o design, a moda, a arquitetura e as artes impactam a sociedade enquanto expressões culturais. Já o “Game+” “ganhou um palco exclusivo devido ao enorme sucesso do tema no summit realizado na edição do ano passado”, como explica Lazarini.

A programação de painéis terá uma conversa entre o casal alemão Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da aclamada série “Dark”, bem como um bate-papo entre o cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “O jardineiro fiel” e “Ensaio sobre a cegueira”) e o produtor canadense Niv Fichman (“O violino vermelho”, “O quarto proibido” e “Ensaio sobre a cegueira”).

O futurista Brett King, autor do livro “The Rise of Technosocialism: How Inequality, AI and Climate Will Usher in a New World”; Pam Kaufman, presidente e CEO para mercados internacionais da Paramount; e a cantora Ludmilla também estão entre os primeiros 50 palestrantes confirmados na edição.

O evento vai inaugurar ainda três summits inéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9, SBF/NWB e a revista “Forbes”, respectivamente, os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes. Realizados no dia de abertura do Rio2C, eles se juntarão ao já tradicional summit de marcas e conteúdo Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.

Mercado

Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição. Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual. O evento também terá como novidade a abertura do pitching editorial, em que empresas do setor poderão negociar os direitos autorais de futuros lançamentos de ficção e não ficção com produtoras e plataformas de streaming.

Além das Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões individuais com proponentes de projetos de diferentes setores, o Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança desafios corporativos. Na última edição, a seção recebeu 2.480 inscrições de 75 países, número que a organização pretende dobrar em 2023.

Novidades do Mercado

Pitching de startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 objetivos de desenvolvimento (ODS) da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É dividido em quatro verticais: consumo; entretenimento; educação e trabalho; e impacto. Com uma banca de investidores, oferece prêmios para cada setor.

Pitching editorial: o Rio2C se aproxima de mais um setor da economia criativa e promove a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.

Pitching creator: o Rio2C apresenta mais uma possibilidade de negócios para o setor audiovisual, e o que era exclusivo para empresas agora também está acessível diretamente a criadores independentes. Produtoras, estúdios e plataformas de streaming de grande e pequeno porte buscam projetos baseados em propriedades intelectuais de diferentes formatos. Desenvolvedores de games, podcasts, webséries e curta-metragens, ou qualquer tipo de autor de propriedade intelectual, terão a oportunidade de apresentar suas ideias a produtores e executivos do mercado audiovisual através dessa nova modalidade de pitching.

PitchingShow: o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina, e reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.

Festivalia

No fim de semana, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.

Palcos

Global Stage: o mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1.250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

Storyvillage: segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura. 

Brainspace: espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.

House Of Brands: palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e da propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.  

Screening Room: destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

New Frontier: o New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.

Soundbeats: o Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

Future U: o Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial em idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

Biodom: o Biodom engloba as tendências e os desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta, a partir de temas como agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.

Arts & Crafts: o Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais de arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção até a impressão de tempo e espaço, a importância artística para a manutenção da identidade, a cadeia produtiva e a geração de negócios, além da estética e do impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.

Game+: o palco faz uma imersão na indústria dos games e e-sports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas e fãs, para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.

Mais recentes

Sem categoria

Prática de remo cresce no Amazonas e personal orienta a necessidade de preparo físico e acompanhamento

Selda Andrade, profissional de Educação Física da Fórmula Academia, destaca os benefícios do esporte e recomendações de exercícios
Sociedade

FAS recebe Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, em reconhecimento a iniciativas sociais positivas

Desde 2017, o prêmio reconhece instituições que promovem o diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido
zaynara
AmazôniaEntretenimento

Zaynara estreia campanha ‘Juntos Pela Natureza’ em defesa do clima

Artista amazônida abre campanha global da CI-Brasil que mobiliza influenciadores na defesa da natureza e das soluções climáticas
ponta negra
EntretenimentoMúsica

Ponta Negra recebe Concerto de Natal com repertório especial no feriado de 8 de dezembro

Espetáculo com Miqueias William, Orquestra Passione e artistas locais promete emocionar o público manauara
Sem categoria

Prática de remo cresce no Amazonas e personal orienta a necessidade de preparo físico e acompanhamento

Selda Andrade, profissional de Educação Física da Fórmula Academia, destaca os benefícios do esporte e recomendações de exercícios
Sociedade

FAS recebe Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, em reconhecimento a iniciativas sociais positivas

Desde 2017, o prêmio reconhece instituições que promovem o diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido
AmazôniaEntretenimento

Zaynara estreia campanha ‘Juntos Pela Natureza’ em defesa do clima

Artista amazônida abre campanha global da CI-Brasil que mobiliza influenciadores na defesa da natureza e das soluções climáticas
EntretenimentoMúsica

Ponta Negra recebe Concerto de Natal com repertório especial no feriado de 8 de dezembro

Espetáculo com Miqueias William, Orquestra Passione e artistas locais promete emocionar o público manauara

Relacionadas

ComunicaçãoEntretenimento

37º Troféu HQMIX abre inscrições para premiar o melhor dos quadrinhos em 2025

O Troféu HQMIX iniciou as inscrições para sua 37ª edição, que premiará produções nacionais e estrangeiras publicadas no Brasil, ao longo de 2024. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do HQMIX, até 15 de março de 2025.  Entre as categorias contempladas estão publicações em quadrinhos, eventos, trabalhos acadêmicos e adaptações, entre outras. Cada […]

Sociedade

Festival dos Povos da Floresta convida artistas para exposição Juvia

O Festival dos Povos da Floresta convida artistas, coletivos e representantes de comunidades da Amazônia a participarem de seu processo seletivo, com o objetivo de integrar a “Exposição Juvia”, iniciativa que marca a abertura do projeto e propõe um olhar sensível e plural sobre a diversidade cultural amazônica. O projeto promove o encontro entre tradição […]

ComunicaçãoEntretenimento

Parque Temático de ‘Masha e o Urso’ é atração no Shopping Grande Circular, em Manaus

O Parque Masha e o Urso, inspirado na popular série de animação russa, é a nova opção de entretenimento no Shopping Grande Circular, em Manaus. Voltada para crianças de até 12 anos, a atração está localizada no piso L0 e funciona diariamente, das 10h às 22h. Baseada em um conto folclórico, a série acompanha as […]

Acessar o conteúdo