Weronika Garcia; 23/04/2019 às 14:42

Cursos universitários na área de comunicação no Acre

Confira as faculdades com as melhores notas do MEC

A Região Norte do país é formada por sete estados, sendo estes: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Se fosse um país, seria o 7º maior do mundo em área. Sua população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 18,1 milhões de habitantes em 2018, equivalente à população do Chile.

Ao mostrar um pouco das particularidades desta região, o Mercadizar reforça o que torna o Norte do Brasil tão especial, atraindo milhares de turistas do mundo inteiro e por que cada vez mais, instituições e universidades chegam para ficar. E por falar em graduação, retomamos a série de reportagens sobre cursos em comunicação social, com as melhores avaliações do MEC. Dessa vez, conheça algumas universidades do Acre.

Universidade Federal Do Acre (UFAC) – Nota do MEC: 4

A Universidade Federal do Acre (UFAC) é a única instituição pública do estado. Seus campi ficam nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia. A Universidade figura entre as 250 melhores da América Latina.

JORNALISMO – É oferecido aos candidatos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (bacharelado), cerca de 50 vagas anualmente – período noturno. O curso tem duração de quatro anos, na modalidade presencial. Forma profissionais e pesquisadores para atuação crítica sobre fatos e processos socioeconômicos e culturais.

Unimeta Centro Universitário – Nota do MEC: 4

Em 2008, apostando na credibilidade de mais de 30 anos de ensino do Colégio Meta, o Athenas Grupo Educacional abriu as portas de um novo empreendimento, a Faculdade Meta (Fameta). Em dezembro de 2018 a população acreana ganhou o Centro Universitário Meta – Unimeta, considerada, no mesmo ano, pelo Ministério da Educação (MEC), como a melhor instituição de ensino superior do Acre. A avaliação considerou questões como o desempenho dos cursos que a instituição oferece e a distribuição dos alunos em graduação, mestrado e doutorado.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O curso possui duração de 8 semestres, com carga horária de 3 mil horas – noturno e presencial. Oferece anualmente 100 vagas aos interessados. O curso oferecido pela UNIMETA, segundo site, tem o foco voltado para a propaganda, o planejamento de comunicação, a criação e o marketing. O aluno também será treinado para trabalhar com propaganda em áreas específicas, como política, institucional e comercial.

Universidade Estácio – Nota do MEC: 4

Uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil – presente em mais de cidades e 500 polos. A universidade Estácio em Rio Branco ganha cada vez mais acadêmicos nos cursos de Comunicação Social em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing.

JORNALISMO – O curso tem duração de quatro anos e é presencial. A grade curricular é multidisciplinar e inclui matérias voltadas para geração de conteúdo digital. As aulas práticas são realizadas nos laboratórios de TV, Rádio, Fotografia e Informática. O profissional pode atuar como repórter, correspondente, redator, editor, repórter fotográfico ou assessor de imprensa. Há opção para ser autônomo, ter empresa própria ou prestar consultoria.

MARKETING – A formação tecnológica em Marketing torna o aluno um profissional com domínio de conceitos e práticas do assunto. No Laboratório de Práticas de Gestão ele exercita o conhecimento obtido em sala de aula, além de participar da empresa júnior e de jogos virtuais. Intercâmbios acadêmicos são incentivados pela universidade. No mercado de trabalho, os tecnólogos podem trabalhar em empresas para estabelecer estratégias mercadológicas, construir imagem positiva de uma marca ou produto e segmentar produtos e serviços no mercado, entre outras habilidades. Varejo, comunicação integrada, marketing digital, endomarketing e marketing de
relacionamento oferecem boas oportunidades. O curso tem duração de dois anos. Possui modalidade presencial e a distância (EAD).

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O curso prepara alunos para atuarem nas áreas de marketing, comunicação e propaganda de empresas públicas, privadas ou de terceiro setor; agências de propaganda – em todos os seus departamentos, fornecedores de produtos e serviços em geral – fotografia, produtoras de áudio e comerciais; empresas de eventos, promoções, merchandising e incentivo; fornecedores gráficos e correlatos e em empresas produtoras e distribuidoras de conteúdos digitais, entre outras, incluindo-se também veículos de comunicação, assim como nos mercados emergentes da comunicação institucional e nos meios tecnológicos/digitais, por exemplo, a internet, a telefonia celular, redes sociais e outros. O curso tem duração de quatro anos. Possui modalidade presencial e a distância (EAD).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.