Patrícia Patrocínio; 17/06/2022 às 15:30

Mercy For Animals lançará documentário sobre exportação de animais vivos no Brasil

Narrado pela ativista Luisa Mell, "Exportação Vergonha" chegará em julho com imagens e entrevistas exclusivas mostrando a realidade dessa atividade

A Mercy For Animals (MFA), uma das maiores ONGs do mundo dedicada ao fim da exploração animal, lançará em julho um documentário sobre a exportação de animais vivos no Brasil. O anúncio foi feito na terça-feira, 14, Dia Internacional Contra a Exportação de Animais Vivos. A data foi criada em 2016 pela Compassion in World Farming, que promove ações internacionais de conscientização sobre o assunto.

Narrado pela ativista Luisa Mell, “Exportação Vergonha” mostra imagens inéditas de investigação sobre a passagem pelo Brasil, em março de 2022, do Mawashi Express, o maior navio de transporte de animais vivos do mundo. O filme ainda traz entrevistas e dados para contextualizar o tema e apontar caminhos para pôr fim à atividade no país.

“O objetivo é potencializar o despertar da consciência da população brasileira e internacional para a urgente necessidade do banimento desta atividade econômica, que é uma das piores da indústria devido ao extremo sofrimento dos animais, além de impactos negativos ambientais e sociais”, destaca Cristina Mendonça, diretora executiva da Mercy For Animals no Brasil.

Além da versão em português, “Exportação Vergonha” contará com legendas em inglês e espanhol. A data de lançamento do documentário, que estará disponível no canal da MFA no YouTube, será anunciada nas próximas semanas.

Campanha de mobilização

Relatório investigativo produzido pela Mercy For Animals em parceria com a Repórter Brasil em 2021 trouxe um panorama sobre a exportação de animais vivos no país e propostas para solucionar o problema, que, além de causar extremo sofrimento aos animais, provoca graves impactos ambientais e sociais.

No mesmo ano, como resultado da nova fase da campanha Exportação Vergonha, uma petição criada pela MFA com apoio da ativista Luisa Mell, que pede ao Congresso a proibição da exportação de animais vivos no Brasil, ultrapassou 545 mil assinaturas. “Convido a assinar a petição e juntar-se ao movimento internacional pelo fim desta atividade. Compartilhe nas redes sociais usando #ExportaçãoVergonha e #BanLiveExports para, em união, darmos importantes passos na construção de um mundo mais justo e compassivo para todos os seres”, ressalta Cristina.

Sobre a MFA

A Mercy For Animals é uma das maiores organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada ao fim da exploração animal em fazendas industriais e na indústria da pesca. Fundada há 21 anos nos EUA e presente no Brasil desde 2015, a MFA atua em outros países da América Latina, no Canadá e na Índia, e está expandindo operações no leste e sudeste asiático, para construir um sistema alimentar mais justo e sustentável.

Fonte: Assessoria.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.