O Prêmio TOCA 2025 está com inscrições abertas para artistas de todo o Brasil. Nesta edição, o festival coloca a música da Amazônia Legal no centro do palco, com uma nova categoria especial: o Prêmio Nilson Chaves, em homenagem ao renomado cantor e compositor paraense que faleceu em 2023. A iniciativa reconhece e valoriza a produção musical de artistas dos nove estados que compõem a região: Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 11 de junho no site oficial do evento. Com o objetivo de premiar compositores e compositoras de canções inéditas, o prêmio distribuirá um total de R$ 29 mil em premiações para os dez finalistas.
“A iniciativa tem como objetivo estimular e divulgar a riqueza da nossa cultura, reconhecendo a potência criativa de compositores e compositoras do todo o país”, afirma a idealizadora do festival, Andréa Alves.
Ela destaca que mais de 130 artistas da região Norte já se inscreveram na premiação, o que demonstra o impacto da nova categoria e o interesse crescente por parte dos músicos da Amazônia.
Música da Amazônia no centro
Em sua quinta edição, o Festival TOCA, que acontece em agosto no Centro do Rio de Janeiro, volta com uma programação cultural totalmente gratuita, incluindo shows, rodas de conversa, atividades formativas e experiências interativas. Desde 2018, o festival já alcançou mais de 520 mil pessoas, entre público presencial e online, e tem se consolidado como um dos eventos mais relevantes dedicados à música brasileira contemporânea.
Este ano, com foco na diversidade sonora da Amazônia Legal, o TOCA reforça seu compromisso com a pluralidade musical, ampliando os espaços para que vozes de diferentes origens e estilos possam ser ouvidas e celebradas.
O Prêmio TOCA representa a abertura dessa grande celebração musical, funcionando como um aquecimento para os palcos e encontros que virão em agosto. E, como sempre, com a música brasileira como protagonista.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.