Nesta quinta-feira, 16, acontece em Belém, no Pará, o encontro “Instrumentos econômicos e financeiros de curto, médio e longo prazo como forma de apoio às metas climáticas assumidas pelo Brasil”. O evento reunirá, no Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público, especialistas de todo o país para discutir novas soluções legais para o financiamento de ações de conservação ambiental ligadas à mitigação das mudanças climáticas.
A iniciativa, que faz parte do ciclo Diálogos pelo Clima, integra o Programa COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado, e será realizada no Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, com nomes das organizações da sociedade civil, membros do Ministério Público e pesquisadores.
Entre os nomes confirmados estão Godofredo dos Santos, promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente/MPE; José Edvaldo Pereira Sales, também promotor de justiça e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional; e Andréia Mello, coordenadora dos Diálogos pelo Clima, que participarão da abertura do evento. Na ocasião, será firmada parceria entre o FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), responsável pela execução técnica e financeira do Programa COPAÍBAS, e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), visando promover debates entre profissionais do sistema de justiça e a sociedade civil, criando redes e gerando entendimentos sobre formas de enfrentamento às mudanças climáticas.
Confira a programação completa:
9h | Abertura com o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente/ MPE Godofredo dos Santos, o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional José Edvaldo Pereira Sales e a coordenadora dos Diálogos pelo Clima/FUNBIO, Andréia Mello
Primeira rodada de debates – Mudanças climáticas, compromissos e ações
9h30 | Acordo de Paris e compromissos brasileiros
Luciane Martins de Araújo (PUC/GO)
10h | Monitoramento dos compromissos
Flávia Bellaguarda (Rede Laclima)
10h30 | REDD+
Luiza Muccillo (pesquisadora)
Segunda rodada de debates – Ações no território para combate ao desmatamento
13h30 | Mecanismos financeiros
Karen Oliveira (The Nature Conservacy)
14h | Carne Legal +10: os novos desafios do MPF
Rafael Rocha (Ministério Público do Amazonas)
Terceira rodada de debates – Dados e ferramentas para acompanhamento climático
16h | Ciência e tecnologia em apoio à implementação do Código Florestal
Rayane Pacheco (Observatório do Código)
16h20 | Aliando o uso de tecnologia e informações estratégicas para o combate do desmatamento no Pará: case com o MPPA
Paulo Amaral (Imazon)
16h40 | Segurança climática
Vivian Calderoni (Instituto Igarapé)
18h | Encerramento
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.