O documentário “Olhares do Norte: Pará”, dirigido por Adrianna Oliveira, Matheus Almeida do Nascimento, Thiago Pelaes e Fernando Segtowick, está entre os selecionados da mostra Outras Janelas do 3º Festival Claro Curta! Documentários, que acontece de 2 de junho a 2 de julho de 2025, com exibição gratuita de mais de 150 produções em formato digital.

O festival, apresentado pela Claro e realizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, anunciou na última quinta-feira, 15 de maio, a lista dos 36 documentários escolhidos para compor a mostra Outras Janelas, com obras divididas nas categorias artes e humanidades. O foco da seleção é valorizar produções nacionais realizadas a partir de 2022, com registro de CPB (Certificado de Produto Brasileiro), com ou sem exibição prévia.
“Olhares do Norte: Pará” se destaca por trazer, em sua abordagem, perspectivas culturais e sociais da Amazônia paraense, apostando em um olhar sensível e autoral sobre os territórios, as pessoas e suas vivências.
Além da exibição das obras, o festival contará com eventos presenciais, como painéis sobre o mercado audiovisual, masterclass e as “Salas de Montagem”, sessões exclusivas com obras em finalização. Os filmes da mostra Produção Canal Curta!, com títulos exibidos na programação do canal entre junho de 2024 e maio de 2025, serão anunciados em breve.
As produções concorrem a prêmios que somam mais de R$ 170 mil, incluindo o Prêmio Aquisição Canal Curta!, no valor de R$ 30 mil, além de premiações por voto popular e avaliação de júri técnico. Um dos critérios adotados para a curadoria foi a originalidade na abordagem, além da relevância e qualidade técnica das produções.
A lista completa das obras selecionadas e outras informações estão disponíveis no site oficial do Festival.
O festival
O festival busca não apenas premiar, mas também promover e dar visibilidade à produção independente nacional. Durante as últimas edições, o evento conquistou um público expressivo e celebrou documentários como “Àkàrà, no Fogo da Intolerância”, de Claudia Chávez, e “Incompatível Com a Vida”, de Eliza Capai, entre outros grandes vencedores. Passaram pelo júri nomes como a atriz Marieta Severo, a escritora Heloisa Teixeira e o psicanalista Christian Dunker. Com exibições democráticas e acessíveis através do site festivalcurtadocs.org.br, o Festival Curta! Documentários reafirma seu papel como um espaço essencial para o fortalecimento do audiovisual brasileiro.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.