Isabella Botelho; 08/04/2020 às 17:00

WhatsApp anuncia novas restrições para compartilhamento de mensagens 

Medida foi tomada para reduzir o número de notícias falsas compartilhadas durante a pandemia

O WhatsApp informou na terça-feira, 7, que adotou novas medidas para evitar o compartilhamento de notícias falsas através de sua plataforma em meio à pandemia do coronavírus. Agora, com a mudança, uma mensagem recebida através de encaminhamento só poderá ser reencaminhada para outra conversa uma só vez – o limite anterior era de cinco.

Através de nota divulgada em seu blog na segunda-feira, 6, a empresa escreveu que vem detectando um aumento significativo no número de mensagens trocadas na plataforma e que, apesar de um número significativo delas serem inocentes, elas têm ajudado a aumentar a proliferação de informações falsas. “Acreditamos que é importante acelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, afirma a publicação.  

A empresa também informou que também passará a usar uma sinalização de setas duplas para indicar que a mensagem recebida não foi criada por quem a enviou. Além disso, o WhatsApp também informou que o limite de encaminhamento criado no ano passado já permitiu reduzir em 25% o número de mensagens falsas encaminhadas em todo o mundo, mas, mesmo assim, ainda não foi o suficiente. 

“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez”, diz comunicado.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.