Patrícia Patrocínio; 02/08/2021 às 14:00

Unesco lança campanha mundial em defesa do jornalismo profissional

Com o lema “Por uma indústria de mídia viável, diversa, estável e segura” a campanha busca reforçar os valores essenciais para a distribuição saudável da informação

Uma das lições que podemos tirar após um ano e meio de pandemia, é que a humanidade depende cada dia mais de bens públicos globais, como o acesso à informação de qualidade, alimentação, água, saúde, etc. A Campanha Mundial em Defesa do Jornalismo Profissional veio para frisar a importância de um desses bens globais imprescindíveis, que é o acesso à informação confiável. 

De acordo com o site GZH, a Unesco destaca que os jornalistas estão na linha de frente contra a batalha das chamadas fake news (notícias falsas).

“Ter informações confiáveis e precisas nunca foi mais importante do que hoje. Nossas notícias devem ser verificadas e bem fornecidas porque a desinformação se espalha tão rápido quanto o próprio vírus e pode causar muitos danos, não apenas para nossas democracias, mas também para nossas vidas” – afirma Guy Berger, diretor de Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da Mídia da Unesco, conforme o site GZH.

Com o lema “Por uma indústria de mídia viável, diversa, estável e segura” a campanha busca reforçar os valores essenciais para a distribuição saudável da informação, evitando assim o impacto negativo na hora de repassar as notícias.

“A pandemia de Covid-19 exacerbou e, em muitos casos, acelerou os desafios dos proprietários dos veículos de mídia, de editores e de jornalistas em todos os lugares” – diz Andrew Heslop, diretor executivo de Liberdade de Mídia da Associação Mundial de Jornais e Fórum Mundial de Editores (WAN-Ifra) de acordo com o site GZH, referindo-se aos desafios do modelo de negócio enfrentados pela mídia profissional.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.