Patrícia Patrocínio; 07/01/2021 às 11:30

Twitter, Facebook e Instagram bloqueiam contas de Trump

As redes sociais bloquearam o perfil do ex-presidente temporariamente por violações de regras

Após o Twitter anunciar na quarta-feira, 6,  que a conta de Donald Trump na rede social ficaria bloqueada por 12 horas, o Facebook também anunciou a suspensão do perfil do presidente, por 24 horas. A medida também vale para o Instagram, que é administrado pela mesma empresa de Mark Zuckerberg.

A restrição se deu pelo fato do presidente ter publicado uma série de tweets que violavam as regras estabelecidas pela rede social:

“Exigimos a remoção de três tuítes da conta @realDonaldTrump que foram postados hoje por violações repetidas e graves de nossa Política de Integridade Cívica”; “Isso significa que a conta de @realDonaldTrump será bloqueada por 12 horas após a remoção desses tuítes. Se os tuítes não forem removidos, a conta permanecerá bloqueada.” disse a empresa.

Já o Facebook bloqueou Trump de postar em suas plataformas por 24 horas, após um vídeo que o ex-presidente postou para seus apoiadores que participaram dos incidentes no Congresso americano.

“Avaliamos duas violações de política contra a página do presidente Trump, o que resultará em um bloqueio de recursos de 24 horas, o que significa que ele perderá a capacidade de postar na plataforma durante esse tempo”, disse o Facebook em um tuíte.

Entenda o motivo das suspensões

A decisão das empresas de bloquear o uso do ex-presidente em suas plataformas ocorreu após a violenta invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, onde fica localizado o Congresso dos EUA, para impedir a sessão que tornaria oficial a vitória eleitoral do democrata Joe Biden. 

Momentos antes da ocupação, Donald Trump discursou para os apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral e que marcharia junto aos manifestantes. Ao longo da tarde de quarta-feira, 6, o ex-presidente fez posts em seus perfis nas redes sociais elogiando a postura dos manifestantes e alegando sem provas que as eleições americanas tinham sido fraudadas. Algumas dessas mensagens foram retiradas do ar pelas plataformas, que foram bastante cobradas por usuários a se posicionarem em relação a situação. 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.