Ariel Bentes; 12/07/2020 às 13:10

Saiba tudo o que ocorreu na Campus Party

O evento ocorreu de forma simultânea em 31 países

A Campus Party, que ocorreu do dia 9 ao dia 11 de julho, foi pela primeira vez 100% online e gratuita, devido à pandemia da Covid-19. Em uma edição global que reuniu cinco continentes, 31 países, 1.841 palestrantes e 421.060 visualizadores, o evento se propôs a ser o maior Call for Ideas do mundo, além de apoiar os profissionais de saúde através de doações para o Médicos Sem Fronteiras (MSF), organização que está na linha de frente do combate à Covid-19 em quatro estados do Brasil e 70 países no mundo. 

Arte: Reprodução/Campus Party

A programação do evento contou com seis palcos e, no Brasil, aconteceu a partir de três lugares: Manaus (Amazônia), Brasília e Goiás. Os três polos brasileiros contaram com diversos palcos com temáticas diferentes, como o Green Deal (energia limpa e sustentável), Joy of Live (entretenimento digital), Living Better (saúde e ciência), New Horizons (educação e cidades inteligentes) e Work Life (emprego e economia).

Abaixo confira os destaques de cada dia do evento:

9 de julho

Don Tapscott, presidente executivo do Instituto de Pesquisa em Blockchain, esteve no palco Global e falou sobre a segunda era do mundo digital. Para ele, este é o momento de a população debater sobre veículos autônomos, realidade virtual, uso popular de drones e geração e distribuição descentralizada de energia. 

Além disso, a pandemia do novo coronavírus foi um dos principais temas discutidos nas edições brasileiras. Os cientistas Átila Lamarino, Rafaela Lima e Clarissa Orberg palestraram no palco Living Better da Campus Party Goiás, e falaram sobre a democratização e o acesso ao conhecimento científico. Na Amazônia, o uso da tecnologia em prol da Agenda 2030, desenvolvimento sustentável e geração de energia sustentável também foram algumas das temáticas tratadas.    

10 de julho

Já no segundo dia de Campus Party, Tim Berners Lee, um dos inventores da World Wide Web, Al Gore, político americano responsável por leis de expansão da internet nos EUA, e Vinton Cerf, co-desenvolvedor do protocolo TCP/IP discutiram o futuro da internet no palco Global. 

No palco Joy of Life de Brasília, produção de conteúdo, marketing, comunicação, criatividade, TikTok e podcasts tomaram conta da programação.

11 de julho 

No terceiro e último dia de evento, provavelmente uma das palestras mais aguardadas era com Edward Snowden, analista de sistemas que tornou públicos detalhes de vários programas de vigilância global do governo americano. Durante a transmissão, Snowden falou e criticou a lei das fake news no Brasil. “Eu não tenho detalhes sobre a lei, mas sabendo o estado da democracia no Brasil, não é tão surpreendente assim. Nós vemos essas leis sendo usadas para efeito político e para controlar o entendimento público da realidade”, disse.

Encerrando o evento, a Campus Party Amazônia teve palestras sobre segurança e privacidade na internet, protocolos de comunicação em internet das coisas, criptomoedas e robótica. 

Para conferir todos os detalhes da Campus Party, clique neste link e se inscreva gratuitamente. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.