Patrícia Patrocínio; 28/06/2021 às 13:30

Reino Unido investiga Amazon e Google por permitir avaliações falsas em suas plataformas

Duas das maiores empresas do mundo e estão sendo investigadas no Reino Unido pela CMA, órgão britânico que analisa mercados e competição

A Amazon e o Google são duas das maiores empresas do mundo e estão sendo investigadas no Reino Unido pela CMA, órgão britânico que analisa mercados e competição. De acordo com a instituição, possivelmente as duas companhias não estão protegendo devidamente os clientes de suas plataformas, o alvo da investigação são avaliações dos produtos que podem estar sendo geradas de forma falsa, o que pode levar o público a comprar produtos de qualidade duvidosa.

A ação começou em maio, quando a CMA manifestou preocupações sobre o tratamento que as empresas de avaliações falsas ou enganosas tiveram nos sites da Amazon e Google. Na época, os investigadores não revelaram quais empresas estavam sendo investigadas.

Amazon e Google são duas das empresas com maior poder sobre o e-commerce e pesquisa on-line. Em 2020, as vendas on-line da Amazon cresceram 37% e chegaram a US$ 386 bilhões, já que o mundo passou a fazer muito mais compras pela internet em virtude da pandemia do novo coronavírus. Já o Google tem investido pesado no seu Shopping, plataforma de compras lançada em 2019.

As duas empresas possivelmente não fizeram um bom monitoramento de quais lojas estavam sendo supervalorizadas por avaliações falsas de seus produtos. Com isso, muitos clientes podem ter sido levados a comprar produtos de qualidade duvidosa ou até mesmo serem enganados pelas falsas avaliações positivas.

Segundo o Engadget, a CMA já  pressionado o eBay, o Facebook e o Instagram para monitorar com mais eficácia as avaliações falsas após constatar que elas são muito eficientes para incentivar a compra. Como resultado, as três plataformas concordaram em remover o conteúdo identificado. O Facebook, por exemplo, chegou a remover mais de 16 mil grupos que estavam negociando avaliações falsas.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.