Patrícia Patrocínio; 02/07/2021 às 18:00

Rappi inicia vacinação de entregadores na Colômbia, mas prioriza “quem faz mais entrega”

A imunização prioriza entregadores com menos de 45 anos e “que prestam mais serviço”

A Rappi, uma startup de Bogotá, anunciou o início da vacinação dos colaboradores que trabalham fazendo entregas pelo app. Em entrevista à Blu Radio na terça-feira, 29/06, Juan Sebastián Rozo, diretor de Relações Públicas do Rappi, afirmou que a empresa comprou 4 mil doses de Sinovac. Desse total, 2 mil iriam para imunizar entregadores, sendo mil doses para a cidade de Bogotá, 500 para Medellín, 250 em Cali e mais 250 em Barranquilla. 

Segundo a empresa, essas cidades foram priorizadas porque é onde há um maior número de pedidos pelo app no dia a dia e, portanto, o risco de contágio pela Covid-19 seria maior para os colaboradores. Além disso, Rozo afirmou que “estão sendo priorizados os distribuidores que prestam mais serviço. Quem faz mais pedidos, quem está mais conectado. Nosso objetivo é dar ferramentas de proteção aos distribuidores que prestam mais atendimento”, explicou.

Dessa forma, a imunização prioriza entregadores com menos de 45 anos e “que prestam mais serviço”. O critério de seleção foi bastante criticado nas redes sociais, assim como a vacinação de apenas 2 mil entregadores, quando no país a empresa conta com cerca de 40 mil entregadores trabalhando com o app.

O Ministério da Saúde da Colômbia deixa claro que uma das condições para as empresas participarem do processo de imunização privada, é que as vacinas adquiridas não podem excluir nenhum trabalhador da empresa. “Não é uma vacina direcionada a alguns grupos das empresas, mas o plano de vacinação do empregador ou da empresa deve contemplar todo o pessoal que faz parte da empresa”, explica o Ministro da Saúde Fernando Ruiz.

Com a discussão sobre o Rappi, Gerson Bermont, diretor de Promoção e Prevenção do Ministério da Saúde, reiterou também em entrevista à Blu Radio que “quem quer entrar no jogo, deve vacinar 100% de seus trabalhadores. Não seria justo escolher apenas a diretoria”.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.