Por Nayá Costa; 23/09/2019 às 10:29

Pinterest: aprenda como usar a ferramenta

A rede é uma da principais fontes de inspiração para projetos, decoração, tutoriais e receitas para milhões de usuários

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos bem conhecida por quem busca inspirações. A rede funciona de um jeito bem simples: você cria pastas e salva dentro delas imagens, que podem ser “pinadas” em categorias diversas. Também é possível adicionar outras pessoas, seguir pastas e curtir as imagens que elas salvam. O diferencial do Pinterest é que você não precisa conhecer a pessoa que você está seguindo; a ferramenta funciona como uma rede de troca de ideias. 

Como entrar no Pinterest?

O primeiro passo é criar uma conta para utilizar o Pinterest. Você pode conectar a sua conta do Facebook ou Google ou então criar uma nova conta a partir do seu endereço de email.

Depois disso, você será levado a uma página para escolher seus interesses. Nela, são mostrados diversos temas presentes no Pinterest, que devem ser escolhidos com base no que você mais gosta ou procura na rede, pois com essas seleções que a ferramenta vai mostrar seus itens de destaque na página inicial.

Encontrando pins e boards

O Pinterest é composto basicamente por “pins” e “boards”. O primeiro termo se refere a cada imagem publicada na rede social, enquanto o segundo é uma “pasta” de pins compartilhados.

Na página inicial, você encontra uma barra de pesquisas logo no topo. Digite nela os termos que deseja pesquisar e diversos resultados serão exibidos para que você possa criar pastas ou buscar inspirações. Você pode buscar por temas, palavras-chave e até por usuários.

Interagindo com Pins

Depois que você já estiver seguindo mais temas ou usuários, é possível fazer uma série de interações com os pins! Na página inicial ou nos boards encontrados, você pode tocar sobre algum dos pins e assim explorar imagens semelhantes. 

Com o pin aberto, você tem acesso à fonte original da imagem, podendo clicar sobre “Visite” para ser levado até o site ou rede social. Também é possível adicionar comentários, clicar sobre o ícone do avião de papel para compartilhar em outros serviços ou então “repinar” — compartilhar no próprio Pinterest. Para isso, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Pin It”. Além disso, você pode salvar a imagem em sua própria pasta para usar como inspiração!

Pinterest como marketing 

Além desta rede social ser uma grande aliada para todos que curtem dicas e fotos, é também uma mão na roda para quem tem algum negócio. Um estudo feito pela Chain Store Age determinou que 80% dos usuários da geração “millennial” usam o Pinterest como ajuda para decidir o que comprar. 

Considerando que o Pinterest é uma das redes queridinhas aqui no Brasil, investir nela para divulgar produtos pode ser uma ótima ideia!  

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.