Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos bem conhecida por quem busca inspirações. A rede funciona de um jeito bem simples: você cria pastas e salva dentro delas imagens, que podem ser “pinadas” em categorias diversas. Também é possível adicionar outras pessoas, seguir pastas e curtir as imagens que elas salvam. O diferencial do Pinterest é que você não precisa conhecer a pessoa que você está seguindo; a ferramenta funciona como uma rede de troca de ideias.
Como entrar no Pinterest?
O primeiro passo é criar uma conta para utilizar o Pinterest. Você pode conectar a sua conta do Facebook ou Google ou então criar uma nova conta a partir do seu endereço de email.
Encontrando pins e boards
O Pinterest é composto basicamente por “pins” e “boards”. O primeiro termo se refere a cada imagem publicada na rede social, enquanto o segundo é uma “pasta” de pins compartilhados.
Na página inicial, você encontra uma barra de pesquisas logo no topo. Digite nela os termos que deseja pesquisar e diversos resultados serão exibidos para que você possa criar pastas ou buscar inspirações. Você pode buscar por temas, palavras-chave e até por usuários.
Interagindo com Pins
Depois que você já estiver seguindo mais temas ou usuários, é possível fazer uma série de interações com os pins! Na página inicial ou nos boards encontrados, você pode tocar sobre algum dos pins e assim explorar imagens semelhantes.
Com o pin aberto, você tem acesso à fonte original da imagem, podendo clicar sobre “Visite” para ser levado até o site ou rede social. Também é possível adicionar comentários, clicar sobre o ícone do avião de papel para compartilhar em outros serviços ou então “repinar” — compartilhar no próprio Pinterest. Para isso, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Pin It”. Além disso, você pode salvar a imagem em sua própria pasta para usar como inspiração!
Pinterest como marketing
Além desta rede social ser uma grande aliada para todos que curtem dicas e fotos, é também uma mão na roda para quem tem algum negócio. Um estudo feito pela Chain Store Age determinou que 80% dos usuários da geração “millennial” usam o Pinterest como ajuda para decidir o que comprar.
Considerando que o Pinterest é uma das redes queridinhas aqui no Brasil, investir nela para divulgar produtos pode ser uma ótima ideia!
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.