Patrícia Patrocínio; 07/07/2021 às 10:30

OsomeFood: o primeiro ovo cozido vegano feito à base de plantas

O produto também é produzido a partir de 90% menos recursos de terra e água do que um ovo cozido animal

A empresa brasileira N.Ovo, produziu um alimento feito à base de proteína da ervilha, amido de ervilha e linhaça, e que funciona como um substituto para o ovo. Porém, a consistência do produto é em pó. O OsomeFood, de Singapura, está sendo considerado o primeiro ovo vegano que replica o formato do alimento original cozido.

Para fazer com que os ovos tenham uma aparência e um sabor próximos do verdadeiro, a OsomeFood usa ingredientes como água ionizada alcalina, suco de cenoura prensado, leite de amêndoas, amido de batata, goma curdlan (polissacarídeos fermentados feitos de glicose), azeite de oliva, fermento nutricional, bardana fresca, sementes de chia branca, açafrão, alga wakame, kombu, feno-grego e sal preto, ingrediente comumente encontrado em outras versões veganas de ovos para “um sabor de ovo”.

Chamado OsomeEgg, o produto também é produzido a partir de 90% menos recursos de terra e água do que um ovo cozido animal. Além de ser mais leve em sua pegada ambiental, o ovo vegano difere do de galinha por conter zero hormônios e colesterol. Além disso, o OsomeEgg é fortificado com vitaminas e minerais, bem como ingredientes que aumentam o colágeno, como CoQ10 e selênio, é sem glúten e sem OGM e serve como uma “proteína de qualidade alternativa”, segundo sua fabricante. “Não somos simplesmente veganos, nossa comida é tão nutritiva quanto possível”, afirma em comunicado Jason Fong, fundador da OsomeFood.

Um componente chave para o alimento é a micoproteína, produzida a partir de fungos fermentados naturalmente. A micoproteína é também o principal ingrediente do substituto da carne Quorn, e é o que fornece os mesmos aminoácidos essenciais encontrados na carne.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.